UFPel visita Escola Deogar Soares que receberá programa piloto da Escola de Aplicação
A UFPel visitou na tarde desta quinta-feira (20), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Deogar Soares. A visita teve por objetivo conhecer a estrutura e realidade da escola com vistas a projetar o Programa Institucional de Estudo e Implantação da Escola de Aplicação da UFPel (PIEA) de forma verdadeiramente inclusiva e participativa, que atenda as necessidades da comunidade.
O PIEA é uma parceria entre a UFPel e a Prefeitura de Pelotas que objetiva a atuação de universitários junto à comunidade, criando uma troca de saberes entre as comunidades da Universidade e da Escola. Neste sentido, a Universidade possibilitará a construção de projetos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, além de projetos formativos e culturais que envolvam, inclusive, a família.
Para a assessora do reitor, Lucia Peres, o Programa atende a três princípios norteadores da Administração da UFPel, a aproximação de pessoas, processo e estruturas, o compartilhamento de recurso, espaços e saberes e a descentralização de poder. “A parceria proporcionará a integração de professores e estudantes da UFPel, aproximando-os da comunidade da Escola, de forma a pensar e criar ações em conjunto que qualifiquem a formação humana dos envolvidos”, disse.
A diretora da Escola, Nara Lisete Pereira, apresentou a estrutura disponível, que hoje atende 545 alunos em 24 turmas. Inicialmente, o Programa atenderá as séries iniciais com a implantação do turno integral.
Algumas possibilidades de projetos já foram levantadas durante a visita, como horta ecológica, música, dança e atividades relacionadas à alimentação, com a participação dos cursos de Agronomia, Gastronomia, Nutrição e dos cursos do Centro de Artes.
Segundo Lúcia Peres, a ideia é construir um projeto arquitetônico, com a participação do curso de Arquitetura, com o objetivo de adequar alguns espaços da Escola.
Além da assessora do reitor, participaram da visita as professoras do Centro de Artes, Vanessa Caldeira Leite e Andrisa Kemel Zanella e representantes da Prefeitura de Pelotas.
O projeto será planejado durante o ano de 2017 e implantado em 2018. O trabalho a ser desenvolvido junto a comunidade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jornalista Deogar Soares será um projeto piloto para a criação da Escola de Aplicação da UFPel.