3º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

Com o tema “Cuidado Singular e Integral na Rede de Cuidados Paliativos”, está confirmado para os dias 14 a 16 de junho o 3º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, promovido pelo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com o Laboratório de Estudos e Pesquisa na Rede de Cuidados Paliativos (LEP-RCP) e a Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos. Paralelamente, ocorre o 9º Seminário do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar PIDI HE-UFPel, a 3ª Jornada da Liga Interdisciplinar de Cuidados Paliativos da UFPel e o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos e Medicina da Família.

O evento conta com o apoio da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Instituto Paliar, Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e o Projeto Estar ao seu Lado/RG. O principal objetivo do Congresso é oportunizar aos participantes ampla atualização e debate a respeito do tema, inerente aos diferentes cenários assistenciais.

O público-alvo são profissionais e estudantes da área da saúde, incluindo medicina, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, serviço social, odontologia e fisioterapia. Além da programação de palestras, serão realizados sete minicursos sobre temas específicos:

• CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO DOMICILIAR – Indivíduos no Centro do Cuidado? (50 vagas)
  • LESÕES DE PELE E OSTOMIAS EM CUIDADOS PALIATIVOS (50 vagas)
  • PRÁTICAS INTEGRATIVAS E ESPIRITUALIDADE APLICADAS AOS CUIDADOS PALIATIVOS (50 vagas)
  • CUIDADOS PALIATIVOS EM PEDIATRIA (30 vagas)
  • COMUNICAÇÃO E MÁS NOTICIAS (50 vagas)
  • TERAPIA SUBCUTÂNEA DE FLUIDOS E FÁRMACOS, TÉCNICA E ATUALIZAÇÕES (50 vagas)
  • PRÁTICAS PARA ESTIMULAR O CUIDADO DE SI NO CUIDADOR EM ATENÇÃO DOMICILIAR (30 vagas)

O evento também irá oportunizar a submissão de trabalhos científicos voltados para o tema, conforme as normas. O evento ocorre no auditório do IFSul (praça 20 de Setembro, 455) e as inscrições podem ser feitas no site http://heufpel.com.br/sistemas/he-inscricoes/inscricoes/add# e também na sede da Atenção Domiciliar do Hospital Escola (rua Voluntários da Pátria, 1523).

Mais informações pelo telefone (53) 3284-4989 e pelo e-mail congressocp2017@gmail.com

Comissão Organizadora do evento: Julieta Fripp, Adrize Porto, Isabel Arrieira Stefanie Oliveira, Franciele Cordeiro, Pedro Moura, Jéssica Perboni, Francielly Zilli, Patrícia Duval, Airton Oliveira, Liga de Cuidados Paliativos, Vanessa Fernandes, Simone Sanghi, Tais Leivas, Ana Fonseca.

Publicado em 17/04/2017, na categoria Notícias.