Pesquisa avalia mobilidade urbana da comunidade acadêmica

A execução de um contrato entre o Laboratório de Urbanismo (LabUrb), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb), da Universidade Federal de Pelotas com a empresa PróCidades – Consultoria em Planejamento Urbano, deve revelar aspectos importantes que caracterizam a mobilidade espacial da comunidade acadêmica da UFPel. A partir da identificação de parâmetros como os diferentes fluxos que se realizam na malha urbana da cidade, os meios de transporte utilizados, o tempo necessário para a realização de determinados deslocamentos, entre outros dados, será possível reunir informações, a partir da percepção e experiências dos usuários, que viabilizem uma avaliação do cenário atual da Universidade.

A empresa responsável pela coleta de dados venceu certame licitatório realizado pelo LabUrb/FAUrb (Pregão nº040/2016) e desde setembro de 2016 desenvolve os estudos de planejamento urbano contratados pelo Laboratório para o município de Jaguarão. Já a partir de abril de 2017, a PróCidades começou a atuar no projeto denominado “Estudo da Mobilidade Urbana e Universidades em Pelotas”, que compreende 3 etapas: etapa A – Levantamentos e Diagnóstico do Sistema de Mobilidade, etapa B – Plano Funcional de Mobilidade Urbana e etapa C – Propostas Alternativas para Sistemas de Mobilidade.

Com a finalidade de coletar dados sobre aspectos da mobilidade espacial da comunidade que estuda e trabalha na UFPel – como pontos de origem e de destino, caracterização dos sistemas viário e de mobilidade, modais de transporte, entre outras – a PróCidades produziu um questionário que pretende reunir informações capazes de fornecer indicadores para o planejamento da mobilidade urbana dos usuários dos diversos campi da UFPel.

Plano Diretor

Desde o início da gestão 2017-2020, a Reitoria da UFPel passou a intensificar as ações de planejamento espacial. Nesse sentido, uma das principais ações foi a transformação de parte da estrutura organizacional da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, que passou a contar com a nova Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor. A CDPD/PROPLAN tem, entre outras atribuições, a identificação, coleta, classificação e aplicação de informações institucionais para a produção de um Plano Diretor orientado ao planejamento e desenvolvimento dos espaços físicos da instituição.

Colabore com a pesquisa sobre mobilidade espacial acadêmica respondendo ao instrumento de pesquisa no link Pesquisa sobre mobilidade urbana .

Publicado em 13/04/2017, nas categorias Destaque, Notícias.