Início do conteúdo

Sessões de loucura e arte no Cine UFPel

Nesta semana, a Sala de Cinema Digital da UFPel busca refletir sobre a temática da loucura em duas sessões mais que especiais a serem realizadas na quinta (6) e na sexta-feira (7), a partir das 19h. Tanto em “Epidemia de cores” quanto em “Nise – O coração da loucura”, há a proposta de utilização da criação artística como recurso de tratamento de pacientes com transtornos mentais.

Dirigido pelo antropólogo Mário Saretta, o documentário “Epidemia de cores”, que será exibido na quinta, narra a rotina de participantes e coordenadores de uma oficina de criatividade dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro, em Porto Alegre (RS). Saretta captou imagens ao longo de dois anos no São Pedro envolvendo pacientes, funcionários e voluntários. A oficina, implementada nos anos 90, é baseada no tratamento humanizado apresentado pela psiquiatra alagoana Nise da Silveira nos anos 40.

A própria Nise protagoniza a sessão de sexta-feira, na ficção “Nise – O coração da loucura”, do diretor Roberto Berliner. O longa levou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no 28º Festival de Cinema de Tóquio. Glória Pires interpreta Nise, uma psiquiatra que volta a trabalhar num hospital após um período na prisão. A doutora propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia. Seus colegas de trabalho não se mostram favoráveis aos seus métodos e a isolam no setor de Terapia Ocupacional. É lá que Nise dá início a uma nova forma de lidar com pacientes: através da arte.

Ambas as sessões iniciam às 19h, após a apresentação e curtas escolhidos. Na quinta, o curta de abertura é “Arte da Loucura”, das diretoras Karine Emerich e Mirela Kruel, um documentário também ambientado no Hospital Psiquiátrico São Pedro durante a residência artística do grupo de teatro italiano Accademia Della Follia. Na sexta, a sessão abre com o premiado “A pessoa é para o que nasce”, também do diretor Roberto Berliner, que mostra a experiência de vida de três irmãs cegas que cantam em troca de esmola na capital paraibana.

 

QUINTA-FEIRA (6), ÀS 19h

Curta – Arte da loucura

Dir.: Karine Emerich e Mirela Kruel

(BRA, Doc, 2015, 19min)

Longa – Epidemia de cores

Dir.: Mário Saretta

(BRA, Doc, 2016, 1h10)

Trailer: goo.gl/cq6Hu2

Evento no Facebook: goo.gl/5Hz3n1

 

SEXTA-FEIRA (7), ÀS 19h

Curta – A pessoa é para o que nasce

Dir.: Roberto Berliner

(BRA, Doc, 1998, 6min)

Longa – Nise – O coração da loucura

Dir.: Roberto Berliner

(BRA, Fic, 2016,1h48)

Trailer: goo.gl/wW5dxa

Evento no Facebook: goo.gl/bnnxDl

Publicado em 05/04/2017, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Culturais, Notícias.