Prae esclarece sobre o calendário de pagamento do Programa Auxílio Pedagógico

Diante de algumas dúvidas que pairam sobre o pagamento do Programa Auxílio Pedagógico a Prae está informando que:

O programa tem calendário de pagamento de 10 (dez) meses, estendendo-se de Março até Dezembro de cada ano. Normalmente pago até dia 10 de cada mês, ou seja, pagamento de Março até dia 10/03, de Abril até 10/04, e assim sucessivamente até o mês de Dezembro, o qual o aluno recebe o pagamento até dia 10/12.

Em 2016, o resultado da primeira e, até o momento, única seleção deste programa, foi divulgado em 16/08. As reuniões de orientações normativas (última etapa para o ingresso nos programas) nas quais o aluno assina ata de presença, ocorreram do dia 30/08 até dia 05/09. Além disso, foi dado o prazo para que os alunos que não levaram os dados bancários nas reuniões levassem à Coordenadoria de Integração Estudantil até o dia 09/09. Assim, passaram a ser feitos os cadastros dos alunos para que recebessem o benefício em conta corrente.

A primeira lista de pagamento possível deste programa, considerando o tempo necessário para este cadastro e para efetuar a lista de credores, foi Outubro/16. Após este foram realizados mais 2 (dois) pagamentos: Novembro e Dezembro, com pagamento sempre no início do mês conforme foi orientado nas reuniões.

Ainda que tenha ocorrido o trancamento do calendário acadêmico da UFPEL, os programas seguiram com seus calendários normais por questões de Exercício Financeiro (que não permite pagar em 2017 benefícios que deveriam ser pagos em 2016).

Cabe salientar que os únicos programas da PRAE em que os pagamentos são realizados depois do decorrer do mês são o Auxílio Moradia e o Auxílio Pré-Escolar (recebem Março até 10 de Abril, Abril até 10 de Maio e assim sucessivamente).

Apesar do calendário habitual prever o pagamento do Auxílio Pedagógico apenas para março, a PRAE estará a partir de hoje organizando o pagamento do mês de fevereiro, sendo disponibilizado o recurso assim que possível. Essa medida se justifica pela natureza do programa, o qual está relacionado ao apoio na aquisição de materiais didáticos, custos de xerox, entre outros e pelo fato de que no mês de fevereiro teremos aula.

Como impacto dessa medida, o calendário de pagamento do Programa Auxílio Pedagógico será alterado. Informamos que não haverá pagamento no mês de ABRIL, período em que não haverá aula.

Por último, comunicamos que o PNAES (verba específica para Assistência Estudantil) não apresentou o aumento necessário de 2016 para 2017 (houve redução, inclusive) para garantir a execução de todos os programas na mesma lógica com a qual vinha sendo aplicado. Desta forma, informamos que em breve serão realizadas discussões abertas com a comunidade para esclarecimentos e encaminhamentos de sugestões que auxiliem a PRAE na definição dos rumos da assistência estudantil na UFPel.

Publicado em 10/02/2017, na categoria Informes Acadêmicos.