Equipe da UFPel desenvolve ações em Eldorado do Sul

Na última terça-feira (7), um grupo de servidores da UFPel cumpriu agenda em Eldorado do Sul, município em que a UFPel implantou, em 2011, o Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre, vinculado ao Centro de Integração do Mercosul (CIM, http://wp.ufpel.edu.br/mercosul/pt/). Atualmente o único curso superior presencial sediado naquela cidade conta com oito professores doutores, um total de 56 alunos e funciona em espaço cedido junto a uma escola municipal por meio de parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul e a UFPel.

Uma equipe composta por integrantes das Pró-Reitorias de Graduação (PRG) e de  Assuntos Estudantís (PRAE) realizou as matrículas dos alunos ingressantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) no Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre da UFPel (CSTTT, http://wp.ufpel.edu.br/csttt) e, tal como ocorreu na central de matrículas montada em Pelotas, o processo teve o apoio da coordenação de curso local e foram realizadas as avaliações para cotas sociais (L1 e L2) pela Assistente Social Carmen do Nascimento (PRAE) e raciais (L2 e L4) pela Profª Rosemar Lemos, Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) e Adriana Gomes (PROPLAN), ambas da Comissão de Ações Afirmativas. A Assistente em Administração Juliana Franz, da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA-PRG), efetuou o recebimento dos documentos e o cadastro dos candidatos.

Na oportunidade, a Coordenação para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CPDI-PROPLAN) desenvolveu importante agenda de reuniões com o objetivo de reafirmar compromissos institucionais e estabelecer novas parcerias. O coordenador Pedro Luis Machado Sanches e a Chefe do Núcleo para a Inserção Territorial, Silvia Carla Bauer Barcellos foram inicialmente recebidos pela diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Mees, Graziela Castro. Após, houve encontro com  o prefeito Ernani de Freitas Gonçalves, acompanhado de seu secretário de Educação, Silvio Figueiró, do qual resultou a garantia de maior visibilidade ao curso da UFPel por meio de  ações conjuntas de divulgação na cidade, com a instalação de placas sinalizadoras e atividades na rede pública de ensino. Além disso, melhorias infraestruturais no edifício permitirão a ampliação e a qualificação do cotidiano acadêmico local. Também outros setores da sociedade local  foram contatados: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Eldorado do Sul, Eugênio Mairesse, e a jornalista da mesma entidade, Emerilda Holmes, que se mostraram receptivos ao planejamento de ações em parceria com a UFPel no sentido de  identificar potenciais novas áreas de atuação da Universidade. Foi também realizado encontro com a presidente da Associação de Mulheres de Eldorado do Sul, Vanessa de Assis, quando foram abertas tratativas de mútua colaboração relacionadas ao combate à desigualdade e à violência de gênero.

Publicado em 09/02/2017, na categoria Notícias.