Reunião debate vagas para próxima seleção de quilombolas e indígenas

Representantes de comunidades quilombolas e indígenas da região estiveram reunidos nesta quinta-feira (9) com a Coordenação de Ações Afirmativas e Políticas Estudantis da Universidade Federal de Pelotas (CAPE/UFPel) para discutir sobre os cursos e número de vagas que serão oferecidos no próximo processo seletivo específico para quilombolas e indígenas na Universidade.

A proposta é que o volume de vagas passe de 10 para 14. Dentre as solicitações apresentadas no encontro estão o aumento do número de vagas para Pedagogia, tanto para quilombolas quanto para indígenas, a ampliação de vagas de Medicina para indígenas e a abertura de uma vaga em Nutrição para quilombolas.

No próximo processo seletivo deverão ser oferecidas, no total, para indígenas, duas vagas em Medicina, uma em Enfermagem (com possibilidade de ampliação), uma vaga em História (com possibilidade de ampliação), uma em Pedagogia e uma em Ciências Biológicas. Entre os quilombolas haverá uma vaga para cada um dos seguintes cursos: Medicina, Enfermagem, Agronomia, Educação Física, Direito, Pedagogia, Nutrição e Psicologia. As definições ainda estão em discussão com os cursos.

Outra das deliberações do encontro foi o estabelecimento de visitas da UFPel às comunidades para divulgação do processo seletivo e também a instituição de visitas guiadas na UFPel para que os futuros estudantes possam conhecer de perto o espaço universitário e os cursos aos quais poderão se candidatar.

Participaram da reunião lideranças Kaingang e da Federação das Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul, além de representantes das comunidades Vó Elvira, Rincão da Faxina, Brasa Moura, Potreiro Grande e Cooperativa Terras de Quilombo.

As comunidades são protagonistas das discussões que envolvem o ingresso e a permanência dos estudantes quilombolas e indígenas na UFPel. Conforme a chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da CAPE, Rosemar Lemos, o encontro reforçou o compromisso de um contato permanente tanto para avaliar demandas quanto para acompanhar os estudantes em suas necessidades.

O próximo edital de seleção específico para quilombolas e indígenas deverá ser publicado em março.

Publicado em 09/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.