UFPel recepciona estudantes na Rodoviária

Chegar em uma cidade muitas vezes desconhecida, em um momento de ansiedade pelo novo futuro e sem saber direito para onde se dirigir e como proceder não tem sido problema para os novos estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Instituição colocou um ponto de apoio no Terminal Rodoviário de Pelotas para acolher os alunos, prestar as mais variadas informações e até mesmo disponibilizar transporte gratuito para o local da matrícula.

Quem chega no posto de atendimento da UFPel geralmente pergunta como é a cidade, onde ficam os campi, como são seus cursos e como funciona a Assistência Estudantil. Dentre as informações prestadas, estão ainda dicas de turismo e localização, além de dados sobre transporte coletivo e de apoio. De acordo com Evelyn Moreira, que atua na vice-reitoria e estava responsável pelo atendimento nesta terça-feira (7), os novos acadêmicos têm se sentido acolhidos pela Universidade. “Muitos até nos abraçam”, conta.

Denize Alves, 20 anos, percorreu cerca de 2 mil quilômetros desde sua cidade, Guaçuí, no Espírito Santo, para assegurar sua vaga em Português – Francês. Chegou acompanhada do pai no sábado e já conheceu algumas das características geográficas, climáticas e turísticas do município. Visitou o Centro Histórico, provou muitos doces no Mercado Público e assustou-se com o “frio” na segunda-feira, seu dia de matrícula. “Aqui a educação é boa, as pessoas são acolhedoras. Escuto muitos elogios em relação aos professores e à estrutura. Espero que seja um período positivo”, opinou a estudante, que achou diferente a largura das calçadas pelotenses e a distância entre diferentes tipos de serviços. Além de querer conhecer a praia do Laranjal, está animada com a proximidade com outros países – já planeja, com novos amigos paulistas, uma viagem ao Uruguai. A moça aprovou também a estrutura montada para matrícula e o atendimento na Rodoviária. “É importante para quem chega saber aonde ir, como proceder. Os aplicativos mostram informações, mas não é a mesma coisa”. Além disso, gostou da recepção dos veteranos, que pintaram seu rosto em vez de promoverem ações negativas como ocorre em outros lugares, observou. “Foram atenciosos e carinhosos”.

O espaço de atendimento da UFPel na Rodoviária funciona até esta terça-feira (7), das 8h às 11h e das 14h às 16h. O transporte gratuito que leva para o local das matrículas tem saídas ainda às 14h, 15h e 16h.

Matrículas
A UFPel disponibilizou 3.106 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As matrículas estão sendo feitas até esta terça-feira (7), no Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1.202). Ainda não há data para chamada oral – a orientação é que os candidatos em lista de espera acompanhem o portal da Universidade e o Facebook para novas informações. Todos os detalhes relacionados à matrícula estão disponíveis aqui.

Publicado em 07/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.