Sede própria do HE terá sua primeira fase inaugurada ainda este ano

Um desejo da comunidade de Pelotas e região está prestes a se concretizar. A primeira etapa da obra da sede própria do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) deve ser entregue no segundo semestre deste ano. Após diversos entraves nos processos, o prédio que irá abrigar o maior e melhor centro de Oncologia do Rio Grande do Sul teve sua obra iniciada no começo de 2016 e será concluída no segundo semestre de  2017.

O HE UFPel, hospital universitário 100% SUS, hoje desenvolve a maioria de suas atividades em prédios locados. Há mais de vinte anos a comunidade acadêmica e a sociedade em geral anseiam por uma sede própria para o atendimento assistencial. Em 2012, esse desejo começou a se constituir por meio de projetos para implantar o novo hospital onde hoje está situado o Ambulatório Central, conhecido como Paliteiro. Na época, foram aprovados os projetos do Bloco 3 e também a licitação da empresa que faria a obra, mas a mesma acabou abandonando com alegação de falta de condições de executar o contratado. Ao retomar os processos em 2013, haviam novos regramentos de órgãos públicos que regulamentam obras desta envergadura, incluindo Vigilância Sanitária, FEPAM e Corpo de Bombeiros. Todos foram saneados e as obras iniciaram em 2016.

O prédio que será inaugurado este ano terá mais de 4 mil metros quadrados e três pavimentos para atender aos usuários do Sistema Único de Saúde de Pelotas e região, para a realização de tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Também está prevista área de ensino para atender às necessidades de graduação e pós-graduação das áreas multiprofissionais, incluindo medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, farmácia e odontologia. O investimento é de mais de R$ 16 milhões.

Segundo o engenheiro civil do hospital, Eduardo Albuquerque, aproximadamente 25% da obra está concluída. Atualmente estão em andamento as etapas de estrutura de concreto armado, alvenarias e impermeabilizações.

BLOCO 1

O Bloco 1 terá 360 leitos distribuídos em oito andares, já está com os projetos arquitetônicos acordados com a Ebserh/MEC, aprovados na Vigilância Sanitária, além dos projetos complementares que estão em desenvolvimento. A expectativa e projeção é de que em 2017 ocorra a licitação deste bloco.

BLOCO 2

Deverá abrigar Pronto Atendimento (Clínica, Pediatria, Gineco-obstetrícia e Cirurgia Geral), Ambulatórios, Centro de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Imagenologia, Análises Clínicas, Patologia, Medicina Nuclear, Banco de Leite, Anatomia Patológica e Hemodiálise), áreas acadêmicas e laboratórios de simulação. Este bloco já possui projetos arquitetônicos aprovados na Vigilância Sanitária e aguarda licitação de projetos complementares.

Publicado em 01/02/2017, nas categorias Destaque, Notícias.