HE realiza atividades no Dia da Prematuridade, nesta quinta (17)

cartazpediatria-11Mundialmente o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia da Prematuridade. Desde 2009, quando a data foi criada, busca-se sensibilizar a população sobre o assunto. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, filial Ebserh, mais uma vez realiza ações destinadas à população, pacientes e servidores, a fim de estabelecer novos conhecimentos e aprendizados sobre o assunto.

Cerca de 15 milhões de bebês prematuros nascem todos os anos no mundo, o equivalente a mais de um bebê em dez, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar do número total de nascimentos estar diminuindo gradativamente, o nascimento de bebês prematuros continua aumentando. Isso significa que em todo mundo há um aumento significativo de recém-nascidos vulneráveis. Pensando sobre os altos índices e a pouca informação sobre como reagir, na próxima quinta-feira (17), na sala de ensino V do Hospital Escola, acontece a roda de conversa com pais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), da UTI Semi-Intensiva e da enfermaria Ucinca. “Meu bebê chegou antes da hora, e agora?” que contará com a participação do Psiquiatra Pedro Abuchaim e com a nutricionista Merlen Greller. Nesse mesmo dia, às 13h30, no Auditório do HE, haverá o encontro “Posicionamento Terapêutico Neonatal”, com a fisioterapeuta Mariane Kunzler, do Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, destinado a toda equipe da UTI Neonatal e Semi-Intensiva do hospital.

UTI Neonatal é um espaço reservado para tratamento de prematuros e de bebês que apresentam algum tipo de problema ao nascer. A UTI Neonatal do Hospital Escola UFPel/Ebserh presta serviços à comunidade de Pelotas e região há 33 anos. Novembro é o mês de muita importância para os servidores dos setores que estão de forma direta ligados ao bebê prematuro. A reflexão é a possível maneira de prevenir o parto prematuro e suas consequências para a saúde do bebê, conscientizando a população sobre o problema e discutindo sobre a qualidade e a humanização do atendimento oferecido aos bebês que nascem antes do tempo e às suas famílias.

Outras atividades foram promovidas durante a semana, como a roda de conversa  “Como tentar segurar os apressadinhos”, realizada no grupo de gestantes, que contou com a participação da média Ginecologista e Obstetra Ângela Nader e com a enfermeira Suzana Cecagno. Para finalizar as ações, será realizado um evento para unir quem já esteve no HE um dia: ex-prematuros, familiares, amigos e funcionários. No dia 19 de novembro (sábado), no Mercado Público Central, o dia contará com mateada, apresentações artísticas, roda de capoeira e muitas atrações para o público, das 10h às 13h.

Publicado em 16/11/2016, na categoria Notícias.