Trabalho de Custos desenvolvido no HE é vencedor em Congresso Internacional
Um trabalho na área de Custos realizado no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) – filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – foi agraciado com o primeiro lugar na categoria Relatos de Experiências do 6º Prêmio Chico Ribeiro – Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público/2016.
O estudo, que versava sobre a utilização do método de Custeio Time-DrivenActivity-BasedCosting (TDABC) – uma nova proposição do método de Custeio Activity-BasedCosting (ABC) – como ferramenta de informação de custos no Hospital Escola foi desenvolvido pelo Setor de Contabilidade da Divisão Administrativa Financeira. O trabalho, pertencente à Gerência Administrativa da Filial Ebserh do HE/UFPel, apresentou um relato de experiência do levantamento e análise dos processos e custos inerentes ao Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da instituição.
O estudo foi desenvolvido durante cinco meses, com fundamentação teórica, pesquisa e coleta de dados in loco, quando foi possível acompanhar, analisar e avaliar o trabalho desenvolvido nos programas mantidos pelo SAD/HE, Programa de Internação Domiciliar (PIDI) e Melhor em Casa.
O trabalho foi submetido pelo chefe do Setor de Contabilidade, contador Bruno Peserico Martini, e orientado e supervisionado pelo gerente administrativo, administrador Tomás Dalcin, e pela superintendente da filial, médica Julieta Carriconde Fripp, idealizadora do projeto. Participou também da coleta de dados a contadora Kellen Fernanda dos Santos de Quadro.
Além do destaque pelo primeiro lugar, o trabalho receberá um prêmio em dinheiro de R$ 1,5 mil que terá o valor inteiramente revertido, por decisão dos autores, para a causa da Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do HE UFPel/EBSERH.
O Prêmio será recebido em Natal/RN, nos dias 20 e 21 deste mês, durante a realização do 6º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2016.
O Congresso é organizado por importantes representações do Setor Público Brasileiro e Internacional, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Embaixada Francesa no Brasil, Escola Superior de Administração Financeira (ESAF), Fundo Monetário Internacional (FMI), e integrantes da Rede de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público (Rede CQ), como Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal.
O resultado pode ser acessado aqui.