V Seminário PIBID/UFPel ocorre até quarta (15)

DSC_5840Ocorreu, na noite desta segunda-feira (13), no auditório do Gonzaga, a abertura oficial do V Seminário PIBID/UFPel com a presença de acadêmicos bolsistas , supervisores e coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na UFPel, que tem como objetivo fortalecimento do magistério através da qualificação da formação de professores. O tema da quinta edição do seminário é Aprendizagens Construídas no Percurso do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

DSC_5640A cerimônia de abertura teve início com apresentações artísticas da licenciatura em Música da UFPel , Afoxé de Oxalá e teatro da Cia UBUNTU, na sequência o coordenador do PIBID da UFPel, professor Verno Kruger, entregou uma carta em defesa do PIBID para o reitor Mauro Del Pino. O reitor manifestou a posição da reitoria também em defesa do PIBID pela revogação da portaria 46/2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que altera o funcionamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Em sua fala nos atos de abertura do encontro, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, destacou o PIBID como uma forma de fortalecer a formação dos professores. “Tínhamos expectativa de crescimento, mas fomos surpreendidos pelo retrocesso”, destacou.

O reitor Mauro Del Pino lamentou que o Seminário aconteça em uma conjuntura difícil para o Programa e parabenizou os estudantes que tomam para si a responsabilidade de lutar pela educação. “O PIBID tem relevante importância para que a educação seja repensada”, afirmou.

Pibid

O Pibid é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal.

Além disso, são contemplados os coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e os docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.

Programação

Confira a programação completa do evento em http://wp.ufpel.edu.br/pibid/2016/06/08/programacao-v-seminario-pibidufpel/

Publicado em 14/06/2016, na categoria Notícias.