Início do conteúdo

Portal da Saúde Baseado em Evidências já esta disponível para alunos da UFPel

A Coordenação de Bibliotecas-CBib está informando que O Portal da Saúde Baseado em Evidências já esta disponível para os alunos de Graduação da UFPel, nos cursos com as áreas afins.

O cadastro é individual e via CPF do aluno. O PSBE faz a busca na Receita Federal. Quanto aos alunos da Pós-Graduação o Portal faz a busca nos CNEs.

Sobre o Portal

Iniciado em 2012, o Portal Saúde Baseada em Evidências refere-se a uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) para desenvolvimento de uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para profissionais de saúde.

O Portal SBE reitera o compromisso do governo brasileiro de aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.

Buscando maior desenvolvimento e fortalecimento do Portal SBE, a SGTES/MS estabelece em 2015 parceria junto à Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da OPAS/OMS (BIREME/OPAS/OMS) para incorporação da Prática Baseada em Evidências no processo de trabalho dos profissionais de saúde e de acadêmicos das áreas da saúde. A disseminação da Prática Baseada em Evidências, entendendo-a como importante movimento de mudança nas práticas assistenciais, o uso e disseminação de evidências em saúde, bem como o compartilhamento da experiência na Região das Américas e junto aos países da Cooperação Sul-Sul, também serão finalidades desta parceria.

Quem pode acessar?

O acesso aos conteúdos é definido pelo vínculo dos profissionais de saúde ao seu respectivo Conselho Profissional. Desta forma, tem acesso à pesquisa os profissionais das 14 áreas da saúde, sendo estas: Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Técnico em Radiologia. Os profissionais e alunos vinculados aos Programas PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) e ao “Programa Mais Médicos para o Brasil” também têm acesso aos conteúdos.

Ciente de que a efetivação de mudanças na prática clínica, através da utilização de Prática Baseada em Evidências, será melhor alcançada se implementada a partir dos níveis de formação profissional em saúde, a SGETS/MS disponibilizou, a partir de 2014, o acesso ao Portal SBE também aos acadêmicos dos cursos das áreas da saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e filantrópicas. Saiba mais em   psbe (2)   .

Publicado em 16/05/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.