Sustentabilidade é tema de oficina no Encontro de Servidores

Construindo Projetos na Área de Sustentabilidade 1Na tarde do segundo dia do Encontro de Desenvolvimento de Servidores, no auditório da Coordenação de Bibliotecas, o professor Evandro Piva,  da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, PREC, mediou a oficina “Construindo Projetos na Área de Sustentabilidade” cujo objetivo foi  sensibilizar os servidores para importância da sustentabilidade em âmbito institucional, e proporcionar treinamento na redação de projetos, utilizando o modelo PROEXT.

O professor Piva abriu a atividade fazendo uma breve introdução ao tema da sustentabilidade no contexto da extensão universitária, logo após, o professor Valdecir Ferri falou da aplicação e uso da sustentabilidade no planejamento de projetos de Extensão da UFPel.

Ferri relatou algumas atividades de extensão realizadas no âmbito da agricultura local e familiar e sustentou a ideia de que os projetos precisam olhar para a realidade local e, pensar sempre na sustentabilidade. “Não adianta aplicar projetos sem se preocupar com a gerações futuras”, destaca.

Também o professor Antônio César da Silva, da FAUrb, explanou sobre as atividades do PROBEN, Programa de Bom Uso Energético, que consegue agregar de maneira produtiva as ações docentes e dos técnicos administrativos.

Após o coffee break, os cursistas participaram das dinâmicas sobre técnicas de redação, execução e avaliação de projeto na área de extensão.

Durante a oficina, foi levantada uma questão sobre a adesão de técnicos administrativos nos projetos de extensão da universidade. O professor Ferri falou do longo caminho a se percorrer a fim de vencer as barreiras visto que muitos TAs possuem formação acadêmica e podem contribuir muito com as atividades educativas. Ediene Ruiz, umas das servidoras que participou da oficina reforçou que o trabalho em educação deve envolver todos os servidores sem distinção pois todos são atores do processo. ” Dentro do meu espaço devo pensar o que posso e devo fazer pois temos capacidade de mudar os paradigmas”, afirma Ediene.

Publicado em 13/05/2016, na categoria Notícias.