UFPel presta serviço de previsões meteorológicas através do CPPMet

radarO inverno ainda não chegou, mas o frio intenso que atingiu os cidadãos na semana passada é o assunto mais comentado em rodas de conversa e, até mesmo na mídia. O motivo é a chegada de uma frente fria de grande intensidade. A meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Carina Reinke, diz que esta é uma das frentes que estão chegando à região, mas as próximas terão menor intensidade, e as temperaturas deverão subir um pouco mais. Entretanto, o frio deve continuar. “Não esperem mais aquele calor de verão”, alerta Carina.

A previsão do tempo é feita por seis meteorologistas que trabalham no centro entre 7h e 19h todos os dias. O estudo feito no CPPMet abrange todo o Rio Grande do Sul e é feito sempre para os três próximos dias consecutivos.

A divulgação dos estudos meteorológicos é feita pela internet, através do site cppmet.ufpel.edu.br e também por telefone. Todos os dias, os meteorologistas atendem diversos telefonemas de emissoras de rádio e televisão, agricultores, produtores de eventos (casamentos, feiras agropecuárias, etc), professores que irão fazer trabalho de campo, e cidadãos em geral que querem informações e ajudam a divulgá-las. A meteorologista afirma que não pode calcular o alcance das informações emitidas pelo CPPMet. “São diversas as formas diretas e indiretas de propagação dos resultados emitidos pelo centro”, pontua.

O diretor do Centro, professor Matheus Teixeira, ressalta a importância do trabalho do meteorologista e da necessidade desse profissional estar sempre atualizado, principalmente no que diz respeito ao domínio das linguagens e tecnologias. “Para passar a informação ao público, o profissional precisa conhecer bem a língua portuguesa e saber a melhor forma de informar o público, numa linguagem acessível às pessoas”, salienta o diretor, enquanto recebe um grupo de alunos ingressantes do curso de Meteorologia.

O CPPMet possui também um radar meteorológico que está sendo reconfigurado e reformado para monitorar o deslocamento e a intensidade de tempestades severas a curto prazo. O professor do curso de Meteorologia, Marcelo Alonso, diz que esse radar é importante para a previsão do tempo em curto prazo. “O radar emite uma onda eletromagnética a três milhões de metros por segundo que, ao refletir as gotículas de água, consegue perfilar as nuvens numa distância de 250 quilômetros”, explica.

O radar situa-se em uma torre de 41m de altura e é composto por uma antena, um aparelho de recepção, interpretação e emissão de imagens e um computador, onde são processadas e devidamente armazenadas as informações. A expectativa é que ele entre em operação ainda este ano.

Através do telefone (53) 3277-6699 os interessados podem obter a previsão do tempo falando diretamente com o meteorologista de plantão. O horário de atendimento é das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira.

Publicado em 02/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.