HE inaugura instalações do Serviço de Odontologia Hospitalar

consultório 03consultório 0108O Hospital Escola da UFPel/Ebserh inaugurou, na tarde desta segunda-feira (2), a primeira das cinco cadeiras do Serviço de Odontologia Hospitalar (SOH). Junto ao consultório, foi inaugurada também uma sala acadêmica, que receberá estudantes de graduação e de pós-graduação e residentes. A expectativa é de que o total de cadeiras do SOH esteja completo num prazo de até um ano. Por enquanto, com uma cadeira, a previsão é de que o consultório atenda 30 pacientes por semana.

O Serviço consolida a assistência odontológica no Hospital e amplia a política de cuidados integrais aos pacientes, fortalecendo a interdisciplinariedade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com benefícios para a formação acadêmica e para a comunidade. O HE da UFPel é cem por cento SUS. No consultório atuarão, além dos estudantes e residentes, os cinco dentistas recentemente contratados pela Ebserh.

Representando o reitor Mauro Del Pino na inauguração, o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, disse que a Administração Superior da Universidade tem tratado as questões do Hospital com a maior importância, preocupação e relevância, sempre reforçando as ações feitas no HE. O pró-reitor frisou o valor prático da interdisciplinariedade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com seus reflexos positivos na formação dos alunos.

No mesmo tom, a superintendente geral do HE, Julieta Fripp, afirmou que o Serviço faz avançar ainda mais a interdisciplinariedade e consolida a odontologia no Hospital, ampliando o cuidado integral aos pacientes.

O coordenador do SOH, José Ricardo Costa, diz que serão atendidos pacientes internados ou não internados no HE, desde que ligados de alguma forma aos serviços prestados pelo Hospital. “Este é um ato que simboliza a ampliação dos nossos serviços e a resolução das questões que envolvem a nossa assistência”, observou o coordenador, completando que a área Odontológica contribui para o bem estar geral dos pacientes, em todas as suas dimensões.

Melhor e mais perto

A residente em Assistência Multiprofissional na Área da Saúde e graduada em Odontologia Tamara Corte, que vai trabalhar no Serviço, diz que vê com muito bons olhos a nova estrutura, pois permitirá uma atenção mais de perto, mais rápida e mais efetiva.

As novas instalações entram em funcionamento imediatamente.

Publicado em 02/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.