UFPel terá palestra sobre Representações de Patrimônio por Laser Escaner Terrestre

Nesta quarta-feira (30), às 18h, no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o professor Alex Soria Medina, docente do Departamento de Geomática da Universidade Federal do Paraná, estará apresentando a metodologia, por ele proposta, do uso do Laser Escaner Terrestre (LET) para a extração automática de contornos de formas arquitetônicas.

Durante a semana, ele estará escaneando edifícios de interesse patrimonial de Pelotas, fachadas e interior, incluindo especialmente o Museu do Doce (Casarão 8). Essa tecnologia possui alto nível de detalhamento do objeto, e o método possibilita a obtenção precisa de modelos digitais tridimensionais e a consequente documentação arquitetônica.

O trabalho estará sendo possível pela parceria estabelecida com a empresa pelotense Triangular – Engenharia, Topografia e Laser Scanner. Nos dias 29, 30 e 31 o escaneamento de edifícios e o processamento da informação serão acompanhados por pesquisadores e estudantes/bolsistas e mestrandos da linha de Representação Gráfica e Digital do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, além da equipe do Museu do Doce, do Programa de Extensão “O Museu do Conhecimento para Todos”.

A ação é uma iniciativa do Grupo de Estudo em Gráfica Digital (GEGRADI), dos Projetos Modela Pelotas e ACORDA, todos coordenados pela professora Adriane Borda, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU/FAURB/UFPel) e do Programa de Extensão “O Museu do Conhecimento para Todos” (Proext/MEC 2015), com a parceria da Empresa Triangular e do Museu do Doce.

A partir dos resultados desta ação de escaneamento, será facilitado o trabalho de obtenção de maquetes com alta definição, por meio de técnicas de fabricação digital, corte a laser e impressão 3D, hoje direcionadas para atribuir acessibilidade aos espaços museais e ações turísticas no contexto da cidade de Pelotas, desenvolvidas pelo GEGRADI/UFPel.

Publicado em 28/03/2016, na categoria Notícias.