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Convênios terão Fiscais e Avaliadores

A Coordenação de Convênios está informando que em breve serão nomeados servidores para as funções de Fiscal e de Avaliador de convênio. As nomeações serão feitas através de portarias, a partir das quais, o servidor nomeado deverá entrar em contato com a Coordenação imediatamente.

As funções de fiscal e avaliador de convênios são essenciais para que a Instituição possa cumprir seu dever de zelar pelos bens e recursos públicos. Cabe a cada pró-reitoria, em consonância com as coordenações envolvidas, sugerir e convidar um servidor que não exerça funções de coordenação ou direção nem possua bolsa dentro do convênio avaliado. Diante disto, a Reitoria emite uma portaria convocando o servidor para exercer esta função.

É importante que, tão logo do recebimento desta portaria, o servidor entre em contato com a Coordenação de Convênios, preenchendo o formulário que se encontra no site http://wp.ufpel.edu.br/convenios , informando seus dados e qual convênio estará avaliando ou fiscalizando. O chefe da Coordenação, Rodrigo de Oliveira, aponta para a importância da atuação nestas funções. “O fiscal e o avaliador têm uma responsabilidade de atuação, realizar os procedimentos, também, preencher os relatórios, sua atuação é importantíssima e não necessário ter conhecimento prévio, pois a Coordenação disponibiliza toda a informação necessária para a sua execução,” esclarece Oliveira.

A função de fiscal é aquela em que o servidor nomeado se envolve com controle e inspeção interna e sistemática do projeto, verificando a aquisição de bens, serviços ou obras, objetiva a garantia da execução. Trata de verificar a execução do projeto quanto ao aspecto quantitativo verificando se houve o correto emprego de recursos na forma das legislações vigentes.

Já o avaliador tem a função de orientar, supervisionar, identificar necessidades, coleta de dados e entrevistas dos beneficiários e executores. Ele verifica a execução do projeto quanto ao aspecto qualitativo, conferindo se os resultados esperados foram alcançados, quais as experiências vivenciadas e quais delas podem ser melhoradas ou reaproveitadas como boas práticas.

A Coordenação de Convênios disponibilizará em breve, no site, informações, manuais, formulários, cronogramas de ação e modelos de relatórios específicos. Além de cursos, esclarecimentos específicos e auxílio nos estudos de caso e suas especificidades. “Isto acontecerá assim que as portarias começarem a ser publicadas, ainda esta semana, provavelmente,” informou Rodrigo.

Publicado em 15/03/2016, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.