Início do conteúdo

Será em abril o primeiro Congresso do Fórum Social da UFPel

Está marcado para abril o primeiro Congresso do Fórum Social da Universidade Federal de Pelotas, instância constituída em 2014 com representações de diversos movimentos sociais da cidade e região. O Congresso faz parte de um processo que objetiva a participação e o fortalecimento da representação social e o diálogo da Universidade com a comunidade e com os movimentos sociais organizados. O evento conta com a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC).

Desde 2014, com a criação do Fórum Social da UFPel, a Universidade dispõe de um espaço de debate com os movimentos sociais. “No Fórum da UFPel, a ideia é reunir sindicados e organizações não governamentais (ONGs), firmar o debate da universidade pública com os movimentos e definir projetos de extensão com a comunidade”, diz a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel, Denise Bussoletti.

A pró-reitora informa que em breve a programação do Congresso será divulgada e afirma que a expectativa é de que o evento seja um marco na história da constituição das políticas sociais e extensionistas da UFPel.

FSM

Um momento importante de divulgação do Fórum Social da UFPel ocorreu no Fórum Social Mundial (FSM), recentemente realizado em Porto Alegre. Comitiva formada por estudantes, professores e representantes dos movimentos sociais que fazem parte do Fórum Social da UFPel se fez presente no evento de caráter internacional, realizado na capital gaúcha. No total, foram 27 pessoas no grupo da UFPel. Eles acompanharam debates sobre direitos humanos, defesa da democracia, paz, cultura solidária e hip hop. Rappers de Pelotas que integravam a equipe também se apresentaram no evento.

Saiba mais nas matérias anteriores sobre o Fórum Social da UFPel:

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/09/24/ufpel-institucionaliza-forum-social/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/09/23/forum-social-da-ufpel-discute-seu-regimento-nesta-quinta/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/10/22/forum-de-extensao-e-cultura-define-plano-de-acoes/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/10/17/forum-social-de-extensao-arte-e-cultura-popular-faz-segunda-reuniao/

https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/09/19/forum-social-de-extensao-tera-carater-permanente/

Publicado em 29/01/2016, na categoria Notícias.