UFPel institucionaliza Fórum Social

002-1Com o objetivo de institucionalizar o Fórum Social de Extensão e Cultura, que se pretende ampliar também para atividades de ensino e pesquisa, a UFPel reuniu, na tarde desta quinta-feira (24), no prédio do Museu do Doce, entidades participantes do novo espaço, surgido durante o I Congresso de Extensão e Cultura (CEC), realizado em 2014. O encontro fez parte das programações dos II CEC e da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), em realização na UFPel até esta sexta-feira (25).

São cerca de 20 as entidades representativas dos movimentos sociais que fazem parte do Fórum e que discutem sua organização e finalidades. A reunião desta quinta objetivou debater a proposta de Regimento Interno do Fórum. No documento ficam definidas a natureza, a finalidade, a constituição, objetivos, organização e funcionamento do novo espaço.

O encontro foi coordenado pelos professores Carlos Oliveira e Márcia Alves, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Presentes o reitor Mauro Del Pino e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti.

“É importante que este fórum seja institucionalizado, para que dele saiam indicações de políticas e de necessidades de geração de conhecimento e para que tudo isso seja levado à Universidade”, afirmou o reitor da UFPel, em sua fala aos representantes dos movimentos sociais.

Del Pino lembrou que o Fórum faz parte do Programa de Gestão e que seu objetivo é congregar os movimentos para que eles indiquem suas necessidades, assim, se apropriando da Universidade. “Desta forma, estamos propondo que seja um Fórum Social amplo, não só de Extensão, mas também de Ensino e Pesquisa”, sublinhou o reitor. Ele disse que o Fórum poderá orientar uma nova política de editais na Universidade, desenhando novos perfis de programas, de acordo com as demandas sociais.

A pró-reitora de Extensão e Cultura agradeceu a disposição dos grupos formadores do Fórum e a suas manifestações de compromisso reafirmado. “A Universidade só faz sentido se for pela, por e com a comunidade”, defendeu Denise Bussoletti.

No encontro, o reitor e a pró-reitora informaram que a Universidade está planejando instalar, no centro da cidade, um espaço físico para abrigar atividades de grupos de extensão e cultura que atuem com os movimentos sociais. Lembraram que o Centro Cultural a ser instalado no espaço da Brahma terá também este fim, da mesma forma que o espaço da Laneira.

Publicado em 24/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.