Início do conteúdo

Gestão Ambiental visita região de Foz do Iguaçu (PR)

Curso de Gestão Ambiental - Foz do IguaçuAlunos do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul realizaram, nos dias 23 e 24 de outubro, visitas institucionais em Foz do Iguaçu (PR), cidade localizada na tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Paraguai.

As atividades iniciaram com a palestra de João Luiz Camargo, membro do Setor de Pesquisa do Parque Nacional do Iguaçu, primeira unidade de conservação brasileira a ser instituída como sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986. De acordo com Camargo, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas naturais. Entre os principais desafios da gestão ambiental do Parque estão aquelas relacionadas a ações conjuntas entre equipes brasileiras e argentinas, tais como a manutenção da fauna, o plano de manejo do parque, a caça ilegal e a concessão de serviços turísticos. Entre os pontos positivos, apontou a realização de projetos como o monitoramento da água, o sistema de monitoramento digital e a fiscalização ambiental.

Para o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador da visita, em decorrência das áreas fronteiriças serem muito valiosas por seus inúmeros recursos naturais, a conservação da biodiversidade se tornou um marco para a implantação de parques naturais em áreas contiguas ou próximas de fronteiras. Na América do Sul, a Argentina foi o primeiro país a criar efetivamente os parques naturais, em lugares remotos, garantindo soberania sobre um vasto território, transformando zonas de tensão, como as fronteiras, em zonas neutras e polos turísticos.

As atividades foram complementadas com a visita ao Parque das Aves, espaço criado em área de 16,5 hectares e que dispõe de mais de 1020 aves de cerca de 150 espécies diferentes.

Publicado em 27/10/2015, na categoria Notícias.