Especialização em Saúde da Família tem 36 defesas no Acre

acre_img_abertura1acre_img_abertura2Ocorreu nesta terça-feira, dia 27, na cidade de Rio Branco-AC, a abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão (TCC) do Curso de Especialização em Saúde da Família (EaD), ofertado pelo Departamento de Medicina Social (DMS) da Universidade Federal de Pelotas, participante da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Nesta oportunidade, estão sendo apresentados os TCCs dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no estado do Acre. Em Rio Branco, serão 36 defesas. Na etapa de defesas do mês de outubro, incluindo as apresentações que ainda ocorrerão em Manaus, Macapá, Boa Vista, serão 275 TCCs defendidos na região norte do país.

Os trabalhos tratam de intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão alocados. O Curso ESF-EaD da UFPel habilita os especializandos a realizar uma análise sistematizada da situação das Unidades Básicas de Saúde, planejar, implementar e avaliar intervenções voltadas para a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços prestados à população. O resultado deste esforço é apresentado nas Defesas públicas de TCC.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes a mesa de abertura a Coordenadora do Curso, Anaclaudia Gastal Fassa, a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa, Elaine Tomasi, Coordenadora de Avaliação do Curso, Armando Melo, Secretário de Saúde do estado e Pablo Rodrigo de Andrade, representando a Universidade Federal do Acre. Ainda estiveram presentes, a representante do Ministério da Saúde no estado do Acre, Leila Lopes, e Jose Manoel Chinea, representante da OPAS na região.

Anaclaudia agradeceu a presença de todos, especializandos e autoridades, mencionando as dificuldades de acesso em alguns dos estados que atende. Este momento é o único presencial-físico, o que facilita a realização das atividades e a formação em alta escala. Anaclaudia destacou o caráter prático do Curso, preocupado com a formação prática dos profissionais da área da saúde, com o envolvido das equipes de saúde e com o contato cada mais vez mais precoce com os gestores. A Coordenadora do Curso citou, ainda, as diversas populações beneficiadas pelas intervenções realizadas pelos estudantes do Curso, sendo, neste ciclo de defesas, atingido o número de dois mil profissionais certificados.

O Secretário de Saúde do estado agradeceu o convite e falou sobre a importância desse momento para os estudantes do Curso, após meses de muito estudo e trabalho. Armando parabenizou a UFPel pela metodologia do Curso, destacando o modelo de intervenção que foca na realidade da saúde: “Esse projeto chegou para revolucionar a saúde pública”. Para ele, o PMMB é uma grande vitória e deve ser mantido ao máximo, sendo visto como uma política de estado, e não de um ou outro partido político. Armando terminou referenciando o quanto tem sido importante essa parceria com o Mais Médicos e também com a UFPel, lembrando os desafios que ainda se fazem presentes.

Paulo Rodrigo de Andrade, representando a UFAC, iniciou sua fala mencionando a relevância da proposta da UFPel para a mudança do pensamento na saúde pública brasileira. Paulo exaltou a necessidade de se investigar na APS de forma sistemática, como políticas de estado. Para Paulo Rodrigo, hoje é um dia de comemoração, pois estamos conseguindo melhor o atendimento no SUS. Finalizou parabenizando a UFPel pela metodologia e pelo esforço em realizar as defesas e desejando tranquilidade aos especializandos que irão defender ao logo do dia de hoje.

Para Jezuíta, Secretária Adjunta de Saúde do estado do Acre, enfatizou o que representa o PMMB: “esse projeto está transformando o atendimento à saúde pública no Brasil, principalmente aqui no nosso estado do Acre. Parabéns ao Programa e parabéns a todos nós por fazer isso acontecer”.

Elaine Tomasi sublinhou o trabalho que vem sendo feito por toda a equipe da UFPel desde as primeiras turmas, até agora. Elaine solicitou a todos os concluintes que continuem em contato com o Curso, utilizando os materiais disponibilizados, em um processo de formação profissional continuada. Finalizou reforçando que o Curso não encerra aqui e parabenizando a todos.

Elizabeth Fassa começou tranquilizando a todos os especializandos quanto a este momento, lembrando a riqueza desse momento em termos de formação profissional e aprendizagem. Elizabeth sublinhou que as intervenções devem ser incorporadas à rotina do serviço e disseminadas em os membros da equipe, outras equipes, outras UBS e até outros municípios. Para ela, o PMMB já cumpriu o seu papel: “temos médicos em todos os municípios e em todos os distritos sanitários indígenas do Brasil!”. O programa também trouxe mudança de pensamento com relação ao Programa, quebrando um paradigma há muito tempo dominante no país. Finalizou agradecendo aos médicos estrangeiros, que ajudaram a atingir todas as mudanças necessárias.

Anaclaudia fechou a mesa citando a sintonia nas falas de todos os presentes com relação ao PMMB e ao Curso da UFPel, as próximas perspectivas e agradeceu a todos os profissionais que fazem esse programa dar certo.

Publicado em 27/10/2015, na categoria Notícias.