Mobilidade Urbana é tema de TCC na UFPel
O graduando em Geografia da UFPel Gerson Monquelate está desenvolvendo uma pesquisa para o seu trabalho de conclusão de curso sobre a viabilidade de uma ciclovia, que interligasse os campi das instituições de ensino superior da Pelotas, com intuito de promover o uso efetivo da bicicleta como meio de transporte.
Para tanto, será realizada uma pesquisa de opinião com a comunidade acadêmica ligada à UFPel, ao IFSul, à UCPel e à Anhanguera, bem como com os moradores. A intenção é colher dados, que auxiliem e justifiquem a criação de um sistema cicloviário na cidade. Segundo Gerson, hoje as cidades de pequeno e médio porte enfrentam cada vez mais problemas de congestionamentos, poluição e desigualdades sociais, e nesse contexto, o uso da bicicleta deve ser tratado como uma opção complementar e necessária.
Ele participa do movimento “Pedal Curticeira” e também trabalha como agente de trânsito, coloca que observa todos os dias, o quanto é difícil os sujeitos que estão a pé e de bicicleta se locomoverem no espaço urbano de Pelotas, e que o envolvimento da comunidade é muito importante, pois trata de qualidade de vida e do direito à cidade.Terminada a pesquisa, o aluno pretende apresentar os resultados ao prefeito, bem como publicar na mídia local.
A pesquisa será feita somente pela internet.Quem tiver interesse em participar, pode acessar a página do projeto no Facebook (www.facebook.com/ciclovias.em.pelotas). A orientação é do professor Lucas Panitz.
Gerson fez um esboço do sistema cicloviário. Confira no link https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zRsaUIv0_W7s.k7tmzGQJrkA4 .