Comitê prepara III Campanha de Prevenção ao AVC

O comitê da IFMSA (International Federation of Medical Students Associations) da UFPel está preparando a III Campanha de Prevenção ao AVC, prevista para os dias 5, 21, 22 e 26 de novembro. A campanha tem uma programação toda especial e conta com a parceria da Rede Brasil AVC, uma ONG voltada a esta temática.

A campanha tem como objetivo a conscientização da população sobre quais os riscos e formas de prevenção do AVC, além de ensiná-la a identificar quando alguém está sofrendo um AVC, já que nesses casos quanto mais rápido for o atendimento, menores serão as sequelas que poderão surgir.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social, sendo a segunda causa de morte do mundo, responsável por 6 milhões de mortes a cada ano e a principal causa de incapacitação por conta das sequelas que pode deixar, sendo assim ele não se limita apenas ao doente, mas abrange sua família, interferindo e modificando a vida social, as atividades e as relações pessoais e profissionais de todos. No Brasil o AVC é a principal causa de morte, a cada 5 minutos 1 brasileiro morre de AVC.

Segundo a Presidente do comitê local da UFPel, coordenadora do evento, Giovana Parrom Paim, “todos os estudantes da área da saúde da UFPel e da UCPel estão convidados a participar e assim nos ajudar na nossa luta para diminuir as estatísticas tão assustadoras.

Este ano a campanha seguirá o seguinte cronograma:

Dia 5/11, às 19h: Capacitação no auditório da Leiga

Dia 21/11, na parte da manhã, campanha itinerante pelo centro da cidade com concentração na frente da Fonte das Nereidas, no calçadão de Pelotas.

Dia 22/11, na parte da tarde, campanha no Laranjal, com local a ser definido.

Dia 26/11, às 19h, feedback no auditório da Leiga.

As inscrições podem ser feitas diretamente com os organizadores do evento ou através de e-mail 3campanhadoavc@gmail.com no valor de R$20,00. As vagas são limitadas.

Publicado em 26/10/2015, na categoria Notícias.