UFPel na Cúpula de Universidades do Brics na Rússia

logoA Universidade Federal de Pelotas estará presente na Cúpula Global de Universidades do Brics, que ocorre em Moscou, na Rússia, de segunda (26) a quarta-feira. A convite da organização do evento, a Instituição estará representada pelo reitor Mauro Del Pino e pela coordenadora de Relações Internacionais, Maria Letícia Mazzucchi Ferreira. O reitor da UFPel será um dos palestrantes-chave da Cúpula. Ele abordará, na quarta-feira, o tema Universidade e Produção Sustentável: agricultura familiar e orgânica na alimentação estudantil. A palestra trata da adoção na Universidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de agricultores familiares, que abastece os restaurantes da Instituição e que beneficia mais de 200 famílias de produtores na região.

O reitor ressalta que é prioridade da gestão da UFPel o desenvolvimento de ações de internacionalização, em articulação com os grupos de pesquisa, visando a qualificação da produção do conhecimento socialmente referenciado. “Estas ações visam também a qualificação dos currículos, para que a instituição tenha uma atuação ativa nas transformações sociais, econômicas e culturais exigidas no contexto do século 21”, observou Del Pino.

Para o reitor, o convite recebido pela organização da Cúpula do Brics ( todas as despesas de viagem da representação da UFPel são pagas pelo evento), é um reconhecimento do trabalho realizado na Universidade. “Será uma oportunidade excelente de articulação de projetos”, comemora.

A viagem permitirá um avanço significativo no processo de internacionalização da UFPel. Além de oferecer as palestras do reitor e da titular da CRInter (Maria Letícia falará sobre a Rede do Ciência sem Fronteiras), a Universidade tratará de convênios de intercâmbio com instituições presentes, especialmente da Rússia e da Índia.

Saiba mais sobre o encontro no endereço http://gusbrics.org/#Programme  .

Publicado em 23/10/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.