Doutorado em Filosofia é inaugurado com palestra de Vladimir Safatle

DSC_7103O curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel, que deu início às suas atividades neste semestre letivo, realizou, na noite desta quarta-feira (21), sua aula inaugural. O palestrante convidado foi o filósofo e professor da Universidade de São Paulo Vladimir Safatle, abordando suas últimas reflexões atualizando a Teoria dos Afetos aos tempos contemporâneos. Safatle também usou a oportunidade para realizar o lançamento de seu novo livro.

A sessão foi aberta com a presença do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, que afirmou que o início de mais um curso de Doutorado é motivo de alegria para toda a Universidade. Del Pino destacou também a relevância do tema da aula inaugural, visto que a realidade política brasileira pode ser interpretada a partir da teoria trabalhada por Safatle em suas últimas obras.

DSC_7113Safatle disse considerar muito importante o intercâmbio de conhecimento entre as universidades e que atividades como esta fortalecem a troca intelectual entre os programas de pós-graduação. Sua palestra trouxe reflexões como a considerada falta de utopia da sociedade atual. Além disso, ele também propôs os presentes a pensarem o posicionamento extremo dos brasileiros em questão política a partir da Teoria dos Afetos.

Publicado em 22/10/2015, na categoria Notícias.