Reitor defende modelo econômico sustentável com fim da exploração humana

DSC_6987O reitor da UFPel, Mauro Del Pino, defendeu, durante o décimo encontro regional do Programa RS 2030, realizado em Pelotas nesta terça-feira (20), a reflexão sobre modelos econômicos que privilegiem a sustentabilidade, as energias alternativas e renováveis e que contribuam para terminar com a exploração humana. O dirigente da Universidade foi um dos palestrantes da reunião, a última da etapa regional do Programa da Famurs (Federação dos Municípios do RS), que visa apontar rumos de desenvolvimento para o Estado até 2030.

“A atual economia global, que coloca a mercadoria e não a pessoa como o centro dos processos produtivos, nos remete a refletir sobre a exploração humana, bem como sobre o esgotamento dos recursos naturais disponíveis na Terra”, afirmou. Del Pino diz que é papel da Universidade, especialmente em países como o Brasil, produzir conhecimentos que auxiliem na superação deste quadro.

Para tanto, listou pontos como a sustentabilidade, as energias renováveis, os parques tecnológicos, as empresas de incubação tecnológica, como no caso da Conectar da UFPel, e as empresas juniores, como campos de trabalho da Universidade que contribuem para a transformação da realidade. Del Pino ligou a atuação das empresas juniores com o fomento ao empreendedorismo, que segundo ele é essencial na sociedade, “pois é através dele que as empresas buscam a inovação e a transformação do conhecimento em novos produtos”. Para o reitor, tudo isso contribui para mudar o cenário econômico.

APLs

DSC_6964Falando sobre Arranjos Produtivos Locais (APLs), Del Pino abordou o de Alimentos, o do Polo Naval e o da Saúde, que têm ativa participação da UFPel. “A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras”, registrou o reitor, a um público formado por prefeitos de toda a região e representantes de organizações sociais.

Orgânica e familiar

O incentivo à agricultura orgânica e familiar foi destacado pelo reitor, citando o exemplo da própria UFPel, que há dois anos vem adquirindo produtos com estas características para abastecer seus Restaurantes Universitários. “Noventa por cento do que se consome nos RUs da UFPel vem da agricultura familiar. São 200 famílias da região envolvidas neste processo”, celebrou Del Pino.

Em sua fala, o reitor pregou  o incentivo a que as famílias fiquem no meio rural e à formação de licenciados em educação no campo. Defendeu o ensino básico de qualidade, com bons salários aos professores, e o fim do analfabetismo. Del Pino canclamou os prefeitos a fazerem com que seus municípios participem do Programa Mais Médicos do Governo Federal. “As cidades devem ter todos os médicos que necessitam”, sublinhou.

O dirigente da UFPel encerrou sua manifestação afirmando que, com tudo que foi citado, o RS estará sendo preparado para enfrentar o grande desafio da globalização e da internacionalização.

2030

O Programa da Famurs pretende ser um ciclo de reflexões e análises de gestores sobre as perspectivas do RS para os próximos 15 anos. Os resultados serão registrados em um livro e um vídeo, distribuídos em todo o Estado. A etapa de Pelotas foi a última do ciclo de perspectivas regionais. A próxima é o Ciclo de Perspectivas Temáticas, até novembro, que será seguida da fase de análise e formulação, de dezembro a fevereiro, e finalmente da etapa Ideias para o Futuro, de março a abril de 2016.

O coordenador geral do Programa, Jairo Jorge, que é prefeito de Canoas, coordenou os trabalhos em Pelotas, realizados na Salão Nobre da Prefeitura. A primeira manifestação do encontro coube ao prefeito da cidade e anfitrião, Eduardo Leite. Os representantes de organizações sociais e prefeitos também se manifestaram no evento.

Publicado em 21/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.