Consun aprova Normas para Avaliação de Desempenho Docente

DSC_7020Está aprovada resolução do Conselho Universitário (Consun) da UFPel que dispõe sobre a avaliação de desempenho para progressão e promoção docente na Instituição. O Conselho aprovou o novo regramento após intensos debates, em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (21), no Lyceu. O texto final será publicado na página da Secretaria dos Conselhos Superiores e no site da UFPel nos próximos dias.

O texto da Resolução já havia sido apreciado em encontros anteriores do Consun e havia sido enviado à Comissão de Legislação e Normas para inclusão das primeiras sugestões dos conselheiros. Na reunião desta quarta, o texto voltou à análise e foi aprovado, com alterações sugeridas pelo plenário, depois de quase três horas de discussões.

“Estamos criando condições legais para que os direitos dos docentes sejam atendidos”, disse o reitor Mauro Del Pino, ao analisar o texto.

PDI

Nos informes da sessão, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, abordou o encerramento, no dia 14, da Consulta Pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Foram 72 contribuições, na forma de emendas. Agora, uma comissão examina o material e a nova versão do texto, já com as inclusões das emendas, será apresentada na próxima quarta-feira (28), em reunião com diretores de unidades acadêmicas. Depois, o texto vai à apreciação do Consun. A ideia é que o PDI seja aprovado em novembro, já que o Plano é um documento fundamental para o processo de recredenciamento da UFPel, que ocorrerá ainda em 2015.

Qualificação

Coube também a Osório apresentar trabalho sobre a situação da Qualificação Acadêmica na UFPel em 2015, desenvolvido por sua pró-reitoria em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação. O pró-reitor mostrou aspectos sobre o crescimento da Universidade de 2008 a 2012, com a aquisição, neste período, de imóveis usados que necessitam de reciclagem para poderem sediar atividades acadêmicas. Ele apresentou dados sobre infraestrutura e avaliações dos cursos e ações para avançar na qualificação da graduação. O estudo deverá também, em seguida, abranger o ensino de pós-graduação e outras áreas de atuação da Universidade.

Prosseguimento

A sessão, iniciada após as 15h, foi suspensa às 18h30min, devendo ter sua continuidade em data a ser definida. Para esta ocasião, será convidada representação da Comissão de Sistematização da Constituinte Universitária, para discutir o andamento do processo.

Ficaram pendentes pontos de pauta como a criação do curso de Bacharelado em Física, o Regimento Interno da Comissão de Ética da UFPel e as indicação de três representantes docentes para o Conselho Diretor (Condir) e de dois representantes discentes para a Comissão de Acompanhamento da Constituinte.

Publicado em 21/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.