UFPel participa dos Jogos Universitários Brasileiros

Bruno%20Lucci_UFPel_2A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está marcando presença na maior competição poliesportiva universitária do Brasil. Cinco alunos e um professor estão na 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que ocorre até o dia 25, em Uberlândia, Minas Gerais.

Estão participando da competição de xadrez os estudantes Felipe Costa (Educação Física), Natanael Noronha (Educação Física), Leonardo Sampaio (Medicina) e Bruno Lucci (Medicina), além de Matheus Schneider (Engenharia Geológica) em natação. O grupo está acompanhado pelo professor Mario Azevedo Júnior, da Escola Superior de Educação Física (ESEF), como técnico da equipe de xadrez. Essa é a primeira vez que a UFPel participa como fruto de um projeto. Em outras oportunidades, alguns alunos competiram de forma individual.

Matheus_UFPelA ESEF desenvolve, desde 2013, o Projeto de Ensino “UFPel Esportes”. De acordo com o professor, uma das ações importantes desse projeto é a organização e incentivo ao esporte de rendimento universitário. Em junho deste ano, a UFPel sediou competições de basquetebol, handebol e xadrez dos Jogos Universitários Gaúchos, além de competir em Porto Alegre e Novo Hamburgo das disputas no Atletismo, Natação e Voleibol. “Os resultados foram bastante expressivos considerando o pouco tempo de execução do projeto. Uma prova disso foram as conquistas estaduais que credenciaram atletas da UFPel a representarem o Rio Grande do Sul nos Jogos Universitários Brasileiros”, disse.

Os JUBs reúnem os melhores atletas universitários do país e a UFPel, através do projeto, tem oportunizado o acesso às competições de alto rendimento no âmbito universitário.

Resultados
Premiacao%20equipes%20xadrezA UFPel já conquistou o 3º lugar geral masculino de xadrez. O aluno Matheus Schneider disputou a final da prova de 50 metros nado borboleta e conquistou o 7º lugar. No atletismo, o acadêmico Felipe Costa disputou as provas de 400 metros rasos e 400 metros com barreiras.

Durante os dias de competição, os JUBs devem reunir mais de 5 mil pessoas, entre técnicos, atletas e dirigentes. A intenção do encontro, que contempla 13 modalidades, é aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior e promover a ampla mobilização da juventude universitária em torno do esporte.

Publicado em 20/10/2015, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.