Aberta a Semana Acadêmica da Gestão Pública

DSC_6919-1O curso tecnólogo em Gestão Pública deu início a sua Semana Acadêmica, que aborda a temática “Da teoria para a prática: A Importância da Gestão no Setor Público”. O evento ocorre até a quarta-feira (21), sempre a partir das 18h30min, na Câmara de Vereadores de Pelotas. A abertura, que ocorreu na noite desta segunda-feira, contou com a presença do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e da vice-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

O estudante e representante do diretório acadêmico Luís Simões Lopes Leonir Carvalho abriu a cerimônia falando aos alunos e docentes sobre a importância do curso no contexto atual do país, onde se discute sobre gestão pública. A diretora da Faculdade de Administração e de Turismo (FAT), Simone Portella, concordou com Leonir e aproveitou para destacar que a consolidação do curso levou ao encaminhamento de criação de dois programas de mestrado na área, que segundo a professora, é carente de discussões e especializações.

A vice-prefeita Paula Mascarenhas, que integrou a programação com uma palestra sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, frisou a importância de ver a UFPel investindo nas semanas acadêmicas e que considera este espaço extremamente aberto e democrático, principalmente por ser organizado pelos alunos.

Já o reitor Mauro Del Pino salientou a preocupação da Universidade com a permanência de eventos como estes, que motivou inclusive a proposta das semanas integradas. Sobre a temática, o reitor destacou a importância da formação de profissionais da área. “A gestão pública é tema diário dos noticiários e nos faz ver como precisamos de pessoal qualificado para avançarmos na área”, disse.

A Semana discute, ainda, sobre o regime previdenciário, reforma política e pacto federativo, contando com as falas do secretário Municipal de Gestão Administrativa e Financeira de Pelotas José Francisco Cruz e dos professores Marcelo Apolinário (UFPel) e Luiz Carlos Folador (FAMURS).

Publicado em 20/10/2015, na categoria Notícias.