Espaço Docente tem nova atividade nesta terça-feira (20)

Lançado em meio a 1 ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPel, em setembro, o Programa Espaço Docente segue com uma vasta programação de oficinas e debates que irão estimular e propor discussões sobre a universidade e o ensino. A próxima atividade ocorre já na terça-feira, dia 20, e irá abordar a regulação curricular e o trabalho de docentes iniciantes. O local e o horário serão divulgados no começo da semana.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, o programa busca proporcionar um espaço de troca, aprendizado e intercâmbio de experiências docentes. Para isto, aborda questões pertinentes a estes profissionais, como cotas, direitos humanos, educação ambiental e ainda assuntos técnicos, como manuseio de equipamentos e de sistemas da Universidade. “A programação reflete temáticas que a universidade precisa discutir e que, ao mesmo tempo, não são muito tratados”, explica o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito.

Para contemplar as necessidades acadêmicas, o programa está organizado em seis eixos temáticos, que são: Metodologia de Ensino, Avaliação, Relação professor aluno; Currículo, Diversidade e Estruturas e Normas Acadêmicas. Há ainda a divisão em outros quatro subprogramas, que são o Espaço Docente Convida, com palestras relacionadas à prática docente; o Espaço Docente Oficina Pedagógica, voltado a trocas de experiências e relatos; Espaço Docente Debate, que discute formação pedagógica e o Espaço Docente Virtual, que acontece por meio do AVA Moodle.

Apesar de voltado para os professores, o Espaço Docente é aberto para todos os servidores. Há ainda uma atenção especial aos professores ingressantes, que devem cumprir durante o seu período de estágio probatório, pelo menos 40 horas de atividades.

Mais informações pelo e-mail prg.coordenacaodeensino@gmail.com .

Publicado em 16/10/2015, na categoria Notícias.