Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas recebe visita do reitor

Visita do Reitor à Progep - Foto Luiza Meirelles (10)A nova pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eugênia Antunes Dias, empossada em agosto, foi oficialmente apresentada pelo reitor Mauro Del Pino ao setor na manhã desta quarta-feira (14).

Em visita à Pró-Reitoria, acompanhado da vice-reitora, Denise Gigante, e do assessor Paulo Koschier, o reitor falou aos servidores sobre as propostas de trabalho relacionadas à PROGEP, considerada um ambiente estratégico. “Aqui se criam as condições para que cada colega se sinta em casa”, disse Del Pino.

O censo dos servidores técnico-administrativos, que será realizado de forma a proporcionar um redimensionamento da força de trabalho da Universidade, também foi assunto do reitor com os integrantes da PROGEP. Segundo ele, a proposta piloto terá origem no mapeamento dos processos de trabalho da UFPel e permitirá uma visão das reais necessidades de unidades acadêmicas e administrativas. Para exemplificar, o reitor falou sobre a Matriz Docente criada pela Universidade, que, através de uma série de indicadores, possibilita uma distribuição mais equânime de professores. “Queremos criar uma nova política de gestão de pessoas para os TAs que dê conta das reais necessidades da UFPel”, pontuou.

Visita do Reitor à Progep - Foto Luiza Meirelles (5)De acordo com o reitor, por meio do processo da Constituinte Universitária, serão repensadas e organizadas as unidades acadêmicas e administrativas e, assim, a organização dos técnico-administrativos conforme formação e volume de trabalho. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), disse, também possui um capítulo especial sobre gestão de pessoas, o que permitirá uma concepção de médio e longo prazo na área. “Precisamos de indicadores que nos possibilitem uma matriz, a fim de agirmos com a transparência necessária ao serviço público, com critérios escolhidos pelo coletivo”, afirmou. Na ocasião, ele solicitou a compreensão e a colaboração dos servidores nessa tarefa.

Durante o encontro, a vice-reitora ponderou que, após o período de greve, as demandas possam ser colocadas em dia dentro da medida da razoabilidade e colocou-se à disposição do setor para auxiliar no desenvolvimento do trabalho da melhor maneira possível.

Visita do Reitor à Progep - Foto Luiza Meirelles (2)A pró-reitora Eugênia destacou que as demandas previstas para o grupo são desafiadoras mas proporcionarão, além de um retrato fiel da situação dos servidores, o desenvolvimento de políticas específicas na área. “Tenho plena convicção de que não se faz gestão sozinho nem de portas fechadas. Desejo que a gente não perca a oportunidade que a mudança nos dá. Não fazemos ensino sem pessoas”, disse, agradecendo a acolhida de todos.

Publicado em 15/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags ProGeP.