Museu do Doce sedia Seminário Nacional de Estudos da Literatura

“Tramando histórias, tecendo mundos: os processos de criação na literatura” é o tema do 2º Seminário Nacional de Estudos da Literatura em Pelotas. O evento ocorre entre os dias 11 e 14 de novembro no Museu do Doce e vai reunir pesquisadores em estudos sobre os processos de criação literária, com intuito de contribuir com a divulgação e a pesquisa referentes à literatura produzida aqui. A atividade é promovida pelos Grupos de Pesquisa CNPq “ICARO”, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e “Arquivos, Fontes Primárias e Periódicos”, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A primeira edição foi realizada em 2012, com o tema “Pelotas: da formação à contemporaneidade”. Este encontro proporcionou um espaço de divulgação e de troca de informações da comunidade presente sobre autores, obras, histórias e memórias, que deram suporte ao desenvolvimento cultural e intelectual da cidade, que naquele ano completava seus 200 anos.

Agora, em 2015, em sua segunda edição, o evento pretende dar sequência à divulgação, ao estudo e à pesquisa de temas relacionados à literatura pelotense: seus autores, obras, associações, instituições de pesquisa e ensino, mercado editorial, entre outros. A intenção também é promover um momento de reflexão sobre os diversos processos de criação literária.

A partir da conferência de abertura e de mesas-redondas, o enfoque será em variados temas e sessões de comunicação, organizado em sete eixos temáticos que buscam dialogar com a proposta geral do seminário. Pretende-se, ainda, propor debates e discussões acerca das pesquisas desenvolvidas por professores, pesquisadores e estudantes, além dos espaços reservados para o diálogo com alguns dos escritores locais.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 6 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo email contato.semel@gmail.com e página do evento no Facebook. O Museu do Doce fica no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório.

Publicado em 15/10/2015, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.