Projeto de Vitivinicultura realiza visita técnica à Candiota

IMG_2002IMG_1986Na quinta-feira (8), o Projeto Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou uma visita técnica ao município de Candiota. Além de verificar o andamento do cultivo das mudas de uva na cidade, também foi realizado o georreferenciamento de três áreas beneficiadas.

A visita teve início na Prefeitura Municipal de Candiota, onde o grupo formado por bolsistas e pelo professor Valdecir Carlos Ferri, foram recebidos pelo vice-prefeito da cidade, Paulo Renan Vaz Brum. Na ocasião se discutiu o andamento do projeto na região e o impacto que este gera para as famílias beneficiadas.

Após, realizou-se a visita técnica em três localidades, cada uma estando em um estágio do processo de cultivo. Em cada propriedade, o professor Ferri buscou dialogar a respeito das dúvidas dos assentados, visando auxiliá-los no processo de plantio, além de dar dicas sobre os cuidados da videira.

O georreferenciamento dos locais tem como objetivo o conhecimento exato das áreas de cultivo, o que possibilitará que sejam realizadas estimativas a respeito da quantidade de frutos que será gerada nas propriedades.

Na cidade, o projeto irá beneficiar mais de trinta famílias, de diversos assentamentos rurais, possibilitando uma nova fonte de renda para estas. Cada beneficiado receberá o auxílio técnico para o preparo de solo e plantio, sendo que serão distribuídas 700 mudas, das variedades Niagra, Isabel e Bordô, para cada produtor.

Para Sandra Ferrarez, produtora rural, o projeto irá oportunizar uma nova fonte de renda para a sua família. Além disso, segundo Ferrarez, agora a espera é pela continuidade do projeto “esperamos que dê tudo certo, e que além destes 30 produtores, venham mais no futuro”. Já para o produtor rural, Antônio Hindersmann, o destino das uvas já é certo “vamos comercializar para a merenda escolar uma parte, em forma de suco”.

A visita técnica também possibilita o conhecimento das necessidades de cada assentado, para que assim, seja possível suprir essas dúvidas em novas visitas, e até mesmo, em cursos de qualificação a serem oferecidos pelo Projeto.

Publicado em 14/10/2015, na categoria Notícias.