Cine UFPel tem sessões de quarta (14) a sexta (16) nesta semana

Estas são as sessões da semana no Cine UFPel, que funciona na Sala Digital da Universidade, na Agência da Lagoa Mirim, rua Lobo da Costa, 447.

QUARTA (14.10) – 19H // Curtas-metragem do diretor Guilherme Castro “BOA VENTURA” e “TERRA PROMETIDA” + presença do diretor para bate-papo após a sessão.

BOA VENTURA
(Curta-metragem, Ficção, 14min, 2014)

O Curta-Metragem Boa Ventura de Guilherme Castro, adapta o romance Porteira Fechada (1944), de Cyro Martins. Expulsa do campo aonde vivia, a família Guedes chega na casa dos parentes da cidade. Na narrativa, que atualiza épocas, João Guedes, esposa e filhas se deparam com relações incertas, onde o poder patriarcal dos donos de terras é absoluto, mesmo que velado

TERRA PROMETIDA
(Curta-metragem, Ficção, 11min, 2011)

Terra Prometida narra o drama da família de Pedro (Fernando Kike Barbosa), que prepara um rústico caixão para enterrar o irmão (Sérgio Etchichury). Em silêncio, a mãe (Araci Esteves) vela e sofre a perda. O filme valoriza as sugestões e os subtextos propiciados por uma situação eminentemente dramática. É uma história universal, que retrata as relações de poder e a subserviência humana. A narrativa é concisa, valorizando o conflito e ação interior dos personagens. O curta é baseado no conto de Tailor Diniz.

QUINTA (15.10) – 19H // Reprise “A NAÇÃO QUE NÃO ESPEROU POR DEUS” + DEBATE COM A PROFESSORA DA ANTROPOLOGIA LORI ALTAMANN

Em 1999, Lucia Murat filmou “Brava Gente Brasileira”, um filme de época que contou com a participação dos índios Kadiwéu, que vivem no Mato Grosso do Sul. “A Nação Que Não Esperou Por Deus” é um documentário sobre essa tribo, feito em 2013/2014 pela mesma diretora, com a co-direção de Rodrigo Hinrichsen, assistente de direção de “Brava Gente Brasileira”. Nesses 15 anos, a luz elétrica chegou à aldeia, e com ela a televisão, as novelas e todo o mundo do entretenimento. Cinco diferentes igrejas evangélicas se estabeleceram na reserva, todas liderados por pastores índios. Ao mesmo tempo, os Kadiwéu voltaram a lutar pela demarcação de suas terras, retomando áreas em mãos de pecuaristas. O documentário procura mostrar esses diferentes caminhos.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

REPRISE 15.10

(Doc, Longa-metragem, 1h29, cor, 2015)
Direção: Lucia Murat
Co-direção: Rodrigo Hinrichsen
Produção: Taiga Filmes e Vídeo, Costa do Castelo Filmes
Coprodução: Bonfilm
Distribuição: Vitrine Filmes

CURTA: Sampa (Produção UFPel)

(Animação, Curta-metragem, 2min35, cor, 2013)
Direção: Manuel Corman
Uma produção do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPel.

SEXTA (16.10) – 19H // Estreia “TATUAGEM”

Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha, apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como tatuagem: signo que carregamos junto com nossa história.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 ANOS
REPRISE 22.10

(Ficção, Longa-metragem, 1h50, cor, 2013)
Direção: Hélio Lacerda
Produção: Rec Produtores Associados
Produção associada: Quanta Estúdios, Polo de Imagem
Distribuição: Imovision
PERNAMBUCO

CURTA: Maçã
(Ficção, curta-metragem, 11min, cor, 2011)
Direção: Pedro Paulo de Andrade
Produção: Emília Produções.

SÃO PAULO.

Publicado em 14/10/2015, na categoria Notícias.