Reitor participa de reunião na Andifes e cumpre agenda em Brasília

O reitor Mauro Del Pino esteve em Brasília nos dias 6 e 7 de outubro para participar da reunião do Conselho Pleno da Andifes e reuniões que trataram do Ensino a Distância da UFPel e do orçamento da Universidade.

Entre os assuntos tratados na reunião do Conselho Pleno da Andifes, no dia 7 de outubro, os informes sobre as greves e a assinatura do termo de acordo de greve com a Fasubra, que possibilitou o fim do movimento grevista com retorno ao trabalho de forma unificada nesta quinta, dia 8 de outubro. De acordo com Del Pino, ainda não há previsão para assinatura do termo de acordo de greve com os docentes.

A reunião contou com a presença do secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, do secretário da Sesu, Jesualdo Pereira Farias e da diretora da Difes, Dulce Maria Tristão, que trataram de questões referentes ao orçamento das IFES para 2015 e 2016.

Também presente na reunião o presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, que apresentou  o quadro atual das contratualizações com os hospitais das universidades  federais, os principais projetos em desenvolvimento e o planejamento da Ebserh para 2016. A apresentação levantou o debate em torno das melhorias nos Hospitais Universitários após a adesão à Ebserh. Muitos hospitais apresentavam um quadro caótico antes da adesão, com fechamento de leitos, a interrupção de serviços e o orçamento comprometido totalmente com a folha de pagamento de funcionários.

Na oportunidade, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, destacou a diminuição significativa do percentual do orçamento da Universidade que, antes da gestão da Ebserh, era destinado ao hospital. “Há alguns anos a UFPel chegava a investir em torno de 15 milhões, por ano, do seu orçamento junto ao hospital. Este ano foi muito abaixo da metade desse valor”, afirmou.

Ensino a Distância

No dia 7 de outubro, Del Pino participou de uma reunião com o diretor de Ensino a Distância da CAPES, Jean Marc Georges Mutzig. Pela UFPel, também estavam presentes o diretor da UAB e coordenador do CPED, Keberson Bresolin, e o diretor Adjunto da UAB, Robinson dos Santos.

Entre os temas discutidos na reunião, a apresentação dos novos diretores da UAB da UFPel, a prestação de contas dos Convênios e Contratos entre a UFPel e a Capes e a possibilidade de abertura de novas turmas e de novos cursos a distância para 2016.

Orçamento

Foto sesuO orçamento de 2015 foi uma das pautas da reunião com o secretário da Sesu, Jesualdo Pereira Farias e com a diretora da Difes, Dulce Maria Tristão. Pela UFPel estavam presentes, além do reitor, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha. Além do orçamento de custeio e capital para o corrente ano, foram tratados detalhes sobre os recursos para a manutenção da Barragem da Eclusa e para a contratação da obra do prédio que irá abrigar a Faculdade de Meteorologia no campus Capão do Leão, o espaço contará com  salas de aula e área de convivência.

Posse

possemercadante 040O reitor ainda participou da sessão solene de transmissão de cargo do ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro para o ministro Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, Mercadante fez referência ao seu contentamento por estar retornando ao Ministério da Educação depois de ter atuado por mais de 500 dias junto ao Gabinete da Casa Civil da Presidência da República, especialmente por ser professor e ter a carreira docente pautado sua vida pública.

Entre os compromissos assumidos, destacam-se o propósito de abrir no próximo ano 700 mil novas vagas na educação infantil, qualificar programas estratégicos que tiveram início em sua primeira gestão como ministro, como o PNAIC e o PIBID, qualificar a educação básica e o ensino superior, em especial as universidades e institutos federais. Em sua fala, o ministro afirmou que terá o PNE como o grande norte de suas ações e ressaltou a importância de atingir metas como os 10% do PIB para a educação, o aumento do número de vagas em todos os níveis educacionais e a qualificação do sistema de ensino brasileiro.

Publicado em 08/10/2015, na categoria Notícias.