Professor da UFPel recebe “Homenagem Paulo Freire”

12122856_1004946076222496_7481429342219692935_n A 37ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) promoveu a 2ª edição da Homenagem Paulo Freire. A atividade ocorreu na quarta-feira (7), no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), professor Álvaro Moreira Hypólito (à esquerda na foto), foi um dos homenageados, representando uma rede de pesquisa em educação.

Os homenageados foram selecionados a partir de indicações realizadas pelos Grupos de Trabalho (GTs) e Fórum de Coordenadores de PPGs em Educação (Forpred), através de edital, numa articulação entre a ANPEd e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

Dentre as instituições homenageadas estava a Rede ESTRADO – Brasil – Rede Latino-Americana de Estudos sobre Trabalho Docente. Os representantes indicados foram a coordenadora geral, Dalila Andrade Oliveira (UFMG) e o coordenador no Brasil, Álvaro Moreira Hypólito (UFPel).

A Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente foi criada em 1999, no Rio de Janeiro (Brasil), no âmbito do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais, tendo se autonomizado alguns anos depois. O objetivo foi contribuir para maior articulação e consolidação do campo de estudos sobre o trabalho docente, já que por diferentes perspectivas e disciplinas, inúmeros pesquisadores latino-americanos vinham realizando pesquisas em diversas instituições, principalmente universidades, institutos de pesquisas e sindicatos sem, contudo, ter um espaço específico de diálogo entre eles.

Nesses seus quase 16 anos de existência a Rede ESTRADO vem contribuindo para o desenvolvimento do debate político e das investigações sobre o trabalho docente no contexto latino-americano, por meio do intercâmbio entre as pesquisadoras e os pesquisadores e as instituições que a integram. Os intercâmbios incluem pesquisas e publicações conjuntas, listas de correio eletrônico, página web e, especialmente, a organização de seminários nos diferentes países em que se encontra estruturada (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Paraguai, Peru, México).

Mais informações sobre a homenagem estão disponíveis aqui.

Publicado em 08/10/2015, na categoria Notícias.