Discoteca do Centro de Artes recebe doação de coleção particular

IMG_5281A Discoteca L.C. Vinholes, do Centro de Artes da UFPel, recebeu mais uma doação de álbuns oriundos de uma coleção particular. Na ocasião, a Discoteca recebeu 90 exemplares de discos de vinil pertencentes ao acervo pessoal de Roberto Guimarães dos Anjos. De acordo com Roberto, os discos representaram uma importante função na formação cultural de seus filhos, mas deixaram de ser utilizados com o advento das tecnologias de reprodução de música em meio digital.

Anjos relatou que, ao se defrontar com a necessidade de encaminhar sua coleção de discos para uma destinação adequada, considerando inclusive seu valor histórico, artístico e cultural, decidiu por realizar uma doação dos álbuns para o acervo da Discoteca L.C. Vinholes.

Acervo

Atualmente, a Discoteca conta com cerca de 20 mil fonogramas de 33, 45 e 78 rotações, cuja origem é, predominantemente, das coleções da antiga Rádio Cosmos, atual Rádio Federal FM, além de exemplares do antigo acervo da Bibliotheca Pública Pelotense e de doações particulares, como a realizada recentemente por Roberto dos Anjos. O acervo da Discoteca se compõe ainda por obras musicais em outros suportes, como CDs, rolos magnéticos e fitas cassete, além de uma coleção de instrumentos musicais japoneses e coreanos doados por Luiz Carlos Lessa Vinholes, patrono do espaço.

O acervo é gerido por meio de metodologias próprias para a catalogação, com o objetivo principal de garantir a consolidação do estado de conservação das obras e preservar a integridade do material físico. A digitalização dos fonogramas constitui uma etapa fundamental para que tanto o público externo à Universidade quanto estudantes e pesquisadores tenham acesso aos arquivos em plataformas digitais, mas a Discoteca ainda não dispõe dos equipamentos necessários para a digitalização do acervo de álbuns.

A Discoteca L.C. Vinholes ocupa a sala 303 do Bloco I do Centro de Artes, na rua Cel. Alberto Rosa, 62, e permanece aberta à colaboração da comunidade, que pode entrar em contato pelo telefone (053) 3284-5512 – Ramal 213 ou pelo e-mail mariodesouzamaia@uol.com.br.

Publicado em 08/10/2015, na categoria Notícias.