Primeiros aprovados da Ebserh assumem funções no HE

DSC_0257Na manhã desta segunda-feira (05), foram recebidos 68 dos 93 primeiros convocados do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o preenchimento de vagas no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel). O grupo, composto por médicos de 30 especialidades, enfermeiros e profissionais das áreas assistenciais e administrativas, foi acolhido no Programa de Integração do HE e começou a conhecer a estrutura e o funcionamento de seu local de trabalho. A acolhida prossegue nesta terça-feira (06).

A superintendente do HE, Julieta Fripp, deu as boas-vindas aos novos servidores do Hospital e explanou a respeito do novo dimensionamento da Instituição. Atualmente, o HE possui 173 leitos, mas deverá chegar, até o final do ano, à marca de 209. A apresentação institucional também esteve a cargo da superintendente. “Somos o único hospital 100% SUS do município e sabemos que temos potencial para crescer”, disse, aludindo à expansão para hospital de médio porte.

Presente na solenidade, o reitor Mauro Del Pino caracterizou a ocasião como “o início de uma nova história no HE”. Segundo ele, o vínculo com a Ebserh se inicia com a proposta de qualificação hospitalar, novos leitos e avanço enquanto Hospital que presta assistência à população junto à vocação de formação profissional. “Para além de sua atuação na área da saúde, vocês serão educadores”, destacou, falando aos novos servidores. O reitor explanou, também, sobre a expectativa de conhecer, ainda este mês, a empresa vencedora da licitação para a construção do Bloco 3, primeira parte da obra do novo Hospital Escola, orçada em R$ 130 milhões. “Vocês todos serão os grandes protagonistas dessa história desde já”, afirmou.

DSC_0264O presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, enviou uma mensagem por vídeo aos novos contratados. De acordo com ele, a Empresa tem o desafio de aprimorar a gestão para a prestação de assistência de excelência à comunidade em ambiente qualificado para professores e alunos. “Todos nós fazemos parte desse time que tem a missão de oferecer serviços de saúde de qualidade para a população, criando condições de desenvolvimento científico e tecnológico”, salientou.

Os novos servidores do HE participaram, também, de atividades que contemplaram temas como contratualização com o SUS e linhas de cuidado, gerência de ensino e pesquisa, plano de desenvolvimento de competências e avaliação de desempenho no período de experiência.

O coordenador de Gestão Estratégica da Ebserh, José Carlos Dias de Freitas, fará, nesta terça-feira (06), a apresentação institucional da Empresa. Estarão na pauta do segundo dia de boas-vindas, ainda, assuntos como Núcleo de Segurança do Paciente; apresentação dos sistemas do HE; relações de trabalho; Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e NR 32.

Perspectiva
A assistente administrativa Andréa Siqueira comemorava voltar à terra natal após mais de dez anos morando em Curitiba. A satisfação em começar a trabalhar no HE soma-se à alegria do retorno ao convívio da família. “Espero crescer e dar o meu melhor”, disse.

Uma década também é o tempo que a médica Eliana Coelho já é “de casa” no HE. Atuando no Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para Pacientes Oncológicos (PIDI), um dos serviços de referência do Hospital, e agora aprovada no concurso, ela diz acreditar que a proposta deverá qualificar o atendimento, em especial por reunir profissionais de diferentes formações e vivências numa perspectiva integrada.

Os demais convocados nesta etapa mas que ainda não assinaram seus contratos estão com a documentação tramitando.

A previsão é que mais um grupo de cerca de 80 profissionais seja chamado entre o fim de outubro e início de novembro. Técnicos em Enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e outras áreas deverão ser contempladas. Depois dessa, a chamada seguinte está prevista para 2016.

Publicado em 05/10/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags HE.