Início do conteúdo

Curso de Dança realiza lançamento de livros sobre Antropologia da Dança

O curso de Licenciatura em Dança da UFPel realiza, na próxima quarta-feira (7), o lançamento dos três volumes da coleção de livros “Antropologia da Dança”, de autoria da professora Giselle Guilhon, da Universidade Federal do Pará. O evento, composto também pela palestra e bate-papo com a temática “Antropologia da Dança: um campo teórico e metodológico em expansão e consolidação no Brasil”, ocorrerá a partir das 16h, no Auditório do Centro de Artes, localizado na rua Coronel Alberto Rosa, 62.

A palestrante

Giselle Guilhon é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nos cursos de graduação em Dança, em Teatro e em Música, na especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes).

Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação voltadas para os estudos das formas expressivas – gêneros e estilos de dança, performance, ritual etc. –, com ênfase nas correntes teóricas da Antropologia da Dança, da Antropologia Teatral, dos Estudos da Performance, da Etnocenologia e da Etnologia Ritual.

Coordenou o Curso de Licenciatura Plena em Dança (2008-2010); o Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA (2008/2009/2010); o evento Islã, Antropologia e Cinema (2009/2010). Coordena, atualmente, os Projetos de Pesquisa CIRANDA (Círculo Antropológico da Dança) e LUNDU MARAJOARA: contribuição pontual para os estudos antropológicos e históricos sobre danças regionais paraenses.

É doutora em Artes Cênicas (UFBA/Paris VIII/2006), com orientação de Armindo Bião e coorientação de Jean-Marie Pradier; Pós-Doutora Júnior em Antropologia Social (UFSC/2007), com supervisão de Esther Jean Langdon. Pós-Doutora em Ciência da Religião (UFJF/2015), com supervisão de Faustino Teixeira. Graduada em Ciências Sociais (UFSC/1993), Mestre em História (UFSC/1997), Especialista em Dança Cênica (UDESC/2002).