Instituto de Ciências Humanas recebe Jornada de História Antiga

Jornada2015sAbrindo as atividades do segundo semestre de 2015, o Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA) e o Polo Interdisciplinar de Estudos sobre o Mundo Antigo (POIEMA), ligados ao Instituto de Ciências Humanas da UFPel, convida para a 16ª Jornada de História Antiga, com o tema “Além das fronteiras: contatos interculturais no Mediterrâneo Antigo”. O evento ocorrerá nos dias 24 a 28 de agosto de 2015.

Abre a Jornada, no dia 24 de agosto, às 19h, a conferência “Fronteiras, identidades e poder”, do professor Norberto Luiz Guarinello, da Universidade de São Paulo. Guarinello ministrará ainda a palestra “Cultura Material”, no dia 26, às 14h30min, na 20ª Edição do Café Arqueológico, do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ).

No dia 25, às 20h30min, será encenada a peça “Pós-Filoctetes”, com direção do professor Adriano Moraes, do Centro de Artes da UFPel, na Sala Carmen Biasoli, localizada na rua Almirante Tamandaré, 301. Os lugares são limitados, e as senhas serão distribuídas durante o credenciamento do evento.

Nos dias 26 e 27 de agosto, às 19h, ocorrerão duas sessões especiais do Pipoca Clássica, com o tema “Ciberarqueologia”, ministradas pelo professor Alex Martire, pesquisador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial da Universidade de São Paulo (LARP-MAE/USP).

Na sexta, dia 28, às 19h, será ministrada pela professora Semíramis Corsi, da Universidade Federal de Santa Maria, a conferência de encerramento “Fronteiras, contatos interculturais e identidade grega na ‘Vida de Apolonio de Tiana’ de Filóstrato (séc. III d. C.)”.

De terça a sexta, das 9h às 12h, serão ministrados minicursos temáticos e terça, quinta e sexta, a partir das 14h, mesas de comunicação coordenadas. A programação e as ementas de cada atividade podem ser consultadas em http://leca.ufpel.edu.br/eventos.

Todas as atividades ocorrerão no Auditório da Faculdade de Educação, no 3º andar do ICH. O credenciamento poderá ser feito das 9h às 17h do dia 24 de agosto no saguão de entrada do ICH e no início de cada atividade, no saguão do auditório. As inscrições custam R$10,00 para ouvintes e R$ 5,00 para cada minicurso.

O evento tem participação e apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ).

Publicado em 20/08/2015, nas categorias Agenda, Eventos Acadêmicos, Notícias.