Professor da FAEM recebe homenagem de destaque em pesquisa

professor_faemNo 9º Congresso de Brasileiro de Arroz Irrigado (9º CBAI), realizado recentemente em Pelotas, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma das co-promotoras do evento realizado pela Embrapa Clima Temperado, teve marcante participação, com atuações de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, predominantemente da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM), que apresentou trabalhos de pesquisa nas diferentes áreas temáticas do Congresso. Além da participação técnica, um docente da UFPel recebeu uma homenagem como Destaque em Pesquisa, Categoria Professor, do 9º CBAI e da Sociedade Sul Brasileira de Pesquisa de Arroz Irrigado (SOSBAI).

No jantar oficial do evento, o Prêmio SOSBAI/CBAI, que é a maior honraria concedida no Brasil para pesquisador da cadeia produtiva do arroz, foi recebido pelo professor Moacir Cardoso Elias das mãos de seu filho, Sandro Al-Alam Elias, também engenheiro agrônomo formado pela FAEM.

Professor Titular do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, lecionando, pesquisando e executando atividades de extensão, em mais de três décadas o professor orientou mais de cem dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, o que torna o Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS) da UFPel uma referência na área no Brasil e na América Latina.

Pesquisador distinguido com Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o professor, que é membro titular da Academia Pelotense de Letras, é autor de mais de uma dezena de livros e duas dezenas de capítulos de livros na área. Dos nove livros publicados no Brasil especificamente em pós-colheita e industrialização de arroz é autor ou co-autor de sete.

É o responsável técnico e auditor do Programa “Selo de Qualidade da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado (ABIAP)”, cujos trabalhos de auditoria em análises laboratoriais ocorrem sob responsabilidade da FAEM, no LABGRÃOS, onde estão sediados os Grupos de Pesquisa “Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Arroz”, e “Pós-Colheita e Industrialização de Grãos”, do CNPq.

Criar o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Arroz e coordenar as cinco edições que já ocorreram também contribuiram para a concessão da distinção ao professor da FAEM, que, entre outros, já recebeu, em 2011, o prêmio “Homem do Arroz”, conferido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul e pelas instituições que compõem a cadeia produtiva de arroz do Brasil.

Publicado em 18/08/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags FAEM.