Início do conteúdo

Esforço coletivo pretende garantir solicitação de rematrículas

Os setores responsáveis dentro da gestão da Universidade Federal de Pelotas estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (20) para acertar os últimos detalhes relativos à abertura do processo de solicitação de rematrícula, marcado para começar nesta quarta-feira (22), a partir das 4h.

De acordo com o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, a soma dos esforços entre as Coordenações de Registros Acadêmicos e Tecnologia da Informação com os Colegiados de Curso está sendo feita para que todo o processo corra da melhor maneira possível, tendo em vista que com a greve dos técnicos administrativos o processo poderá não ocorrer dentro da habitual normalidade. A ideia é que as rematrículas sejam garantidas de acordo com o que foi deliberado pelo Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cocepe), de forma que as aulas possam realmente começar no dia 10 de agosto.

No entanto, o grupo chama atenção para o fato de que 385 turmas do semestre letivo recém encerrado ainda não foram fechadas no sistema acadêmico, fato que impede o lançamento das solicitações de matrícula. O prazo para o registro dos dados, segundo a coordenadora da CTI, Amanda Argou, é esta terça-feira (21).

Del Pino ainda afirmou contar com a compreensão da comunidade acadêmica, já que, devido ao número insuficiente de servidores para realizar o trabalho, é possível que haja problemas nesse processo. A Coordenação de Tecnologia de Informação lembrou que, como a prioridade na confirmação de matrícula não se dá pela ordem de inserção no sistema, não é necessário que haja pressa no preenchimento das solicitações. O procedimento poderá ser realizado até o dia 29 de julho.

Confirmações de matrícula

A solicitação é apenas o primeiro passo para a matrícula. Ela não garante a vaga na disciplina. Por meio de sistema, é gerada uma lista com a ordem com a qual serão realizadas as matrículas, onde são observados critérios como a média do estudante, as aprovações e reprovações ou se o aluno é regular naquele curso. Dessa forma, a ordem de matrícula pode ser diferente da ordem de solicitação.

Por isso, a confirmação da matrícula só se dá depois do processamento dos dados pelas coordenações competentes. No dia 3 de agosto, será disponibilizada a consulta das matrículas efetuadas. Nesse momento, entra o trabalho dos Colegiados de Curso: é junto a essa estrutura que devem ser feitas possíveis alterações e soluções de problemas. O período para ajuestes nas matrículas se estende de 4 a 7 de agosto. Para os casos de matrículas especiais, ou seja, disciplinas de outros cursos, as datas estipuladas tal registro serão 10 e 11 de agosto.

A Coordenação de Registros Acadêmicos destaca que esse processo deve ser realizado somente por aqueles que já são estudantes da UFPel. Estudantes ingressantes passam por processos específicos de matrícula.

Publicado em 20/07/2015, em Notícias. Marcado com as tags Ensino, Gestão, Graduação, Registros Acadêmicos, Tecnologia da Informação.