Amamentação em foco no Corredor Arte

helena_monsam O Projeto Aleitamento Materno desenvolvido no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas dá nova cara ao Corredor Arte. Registrando as mais diversas situações que a amamentação pode gerar, a fotógrafa e acadêmica de enfermagem da UFPel Helena Finato se propôs a capturar esses momentos únicos após o nascimento.

As fotografias são oriundas desse projeto, que buscou emoldurar o momento especial dos pais com o seu bebê, tanto na UTI Neonatal, quanto na Pediatria, na Maternidade ou em ambientes externos. “Achei muito bonitas. Essas fotos mantêm na memória como eles eram quando nasceram e são um apoio pra quem está vivendo isso”, falou Ronaldo Elias Moreira, pai de um bebê internado que está presente nas fotos expostas.

O Projeto de Extensão, coordenado pela professora Ana Claudia Vieira, é intitulado “O empoderamento das mulheres frente ao aleitamento materno: proposta de efetivação das políticas públicas voltadas à promoção da saúde materno-infantil”, que tem o intuito de dar aconselhamento no Pré-Natal, para puérperas em alojamento conjunto e para puérperas cujos recém-nascidos necessitam de cuidados críticos em Unidade de Intensivismo Neonatal e Unidade de Internação Pediátrica. Esse trabalho é traduzido em fotografias que contam o histórico da atividade desenvolvida por acadêmicas de enfermagem e das mães com os bebês.

4Utilizando o método Photovoice – que se define por utilizar imagens para a veiculação de informações importantes sobre os mais diversos temas –, o trabalho reflete a preocupação em apoiar esse momento íntimo das mães com seus filhos. “Foi uma belíssima maneira de compartilhar arte e cuidado”, falou Ana Claudia.

A fotógrafa, Helena, trabalha no projeto há cerca de um ano e usa a fotografia como um meio de permitir que as pessoas reflitam sobre si, seu contexto e promover o diálogo sobre esses temas importantes. Além disso, o trabalho também serve como incentivo a outras mulheres para amamentarem seus filhos.

A mostra conta com 17 fotos e será até do dia 21 de julho. O Corredor Arte fica no Hospital Escola da UFPel, localizado na rua Professor Araújo, 538.

Publicado em 07/07/2015, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.