Início do conteúdo

Pelotas recebe os Jogos Universitários Gaúchos

Se as universidades formam os profissionais para o mercado, é verdade que também podem revelar grandes atletas e projetá-los no cenário nacional. Realidade apenas dos Estados Unidos e da Europa? Não. Uma oportunidade de descobrir esses jovens aqui no Brasil está nos Jogos Universitários Gaúchos, que reservaram uma etapa para Pelotas neste fim de semana.  Os jogos de basquete e as partidas de xadrez serão no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e de handebol no ginásio do SESI.

Atletas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já haviam obtido bons resultados na natação e no atletismo no mês de maio em Porto Alegre. E agora, no basquete masculino, a UFPel se junta aos times da UFRGS (POA) e Furg (Rio Grande) na chave A. Os duelos da chave B serão entre Feevale (Novo Hamburgo), UCS (Caxias do Sul) e Unisinos (São Leopoldo).

No basquete feminino, a UFPel disputa o título estadual com a UFRGS em dois jogos. No handebol masculino, a Federal de Pelotas está na chave A com Unipampa e Feevale. Na chave B, está mais um time pelotense: a Faculdade Anhanguera, que encara a Urcamp (Bagé) e a UFRGS.

No handebol feminino, a UFPel enfrenta a Facos (Osório), Feevale e UFRGS. Os jogos serão no sábado e no domingo, todos disputados pelas regras oficiais das federações dos esportes. Já o xadrez ocorre somente no domingo.

Os 36º Jogos Universitários Gaúchos são realizados pela Federação Universitária Gaúcha de Esportes até 5 de julho de 2015, em Porto Alegre, Pelotas, Campo Bom e Novo Hamburgo. A finalidade é promover a integração das Instituições de Ensino Superior através de atividades desportivas e desenvolver o intercâmbio desportivo. Os jogos também servem de seletiva estadual para os 63º Jogos Universitários Brasileiros, uma espécie de olimpíadas entre as instituições.

Publicado em 11/06/2015, em Notícias. Marcado com as tags Jogos.