Faculdade de Nutrição tem nova direção

umtresdoisUma solenidade na manhã desta sexta-feira (29) marcou a posse da nova direção da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na ocasião, a professora Silvana Paiva Orlandi assumiu a direção e, a professora Letícia Mascarenhas Pereira Barbosa, a vice-direção. Deixaram os cargos, respectivamente, as professoras Márcia Rúbia Duarte Buchweitz e Elizabete Helbig.

Reunindo os cursos de Nutrição e Gastronomia, além da Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos, a Faculdade de Nutrição soma cerca de 540 alunos. De acordo com a nova diretora, o momento é desafiante, em especial pela conjuntura nacional, mas é grande a expectativa de fazer uma boa gestão. Entre as linhas de trabalho expostas pela professora Silvana estão, além do trabalho pela melhoria da qualidade de ensino, o estímulo à ativa participação político-acadêmica. “A Universidade está passando por um período de consolidação e esperamos ser construtores desse cenário”, disse, ao mencionar o desejo de representação intensa da Faculdade de Nutrição nos fóruns de debates da UFPel.

Segundo ela, outros desafios estão ligados à preparação para a visita do Ministério da Educação (MEC) ainda este ano para o recredenciamento do curso de Nutrição e a avaliação de documentos como regimentos e currículos. Soma-se a isso a intenção de qualificar espaços para unificação da equipe da Faculdade, que permitam aos docentes não apenas ministrar aulas, mas atender aos alunos e dispor de ambientes de convívio.

Na oportunidade, a nova diretora agradeceu a confiança dos colegas docentes, técnico-administrativos e discentes. “É com muita disposição para trabalhar que estamos aqui”, disse, reiterando o pedido de apoio à Administração Superior da Universidade para “transpor dificuldades e realizar alguns sonhos”. “Estamos dispostas a não medir esforços para formar profissionais comprometidos, com ética e responsabilidade”, fez coro a vice-diretora Letícia.

Agradecimento
Ao despedir-se da função que ocupou por oito anos e oito meses, a então diretora Márcia Buchweitz aproveitou o momento para agradecer. Em sua fala, ela fez questão de destacar o apoio de servidores, professores e docentes já aposentados. A professora destacou a oportunidade de aprendizado, que classificou como “ímpar”. Márcia agradeceu, também, o suporte para expandir e qualificar a Faculdade de Nutrição. “Ao final, consigo compreender a complexidade de uma universidade. Isso enriquece e aumenta a consciência da responsabilidade que temos para contribuir com o desenvolvimento dela”, pontuou.

Apoio
Durante a cerimônia, a vice-reitora, professora Denise Gigante – cuja origem acadêmica é a Faculdade de Nutrição -, cumprimentou as novas diretora e vice, ambas egressas da UFPel.

O reitor, Mauro Del Pino, ressaltou o trabalho das professoras Márcia e Elisabete, que, segundo ele, “engrandeceu a Instituição”, e colocou à disposição o apoio da Administração Superior da UFPel à nova direção. Na ocasião, ele falou sobre a Constituinte Universitária, a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a fase final de planejamento dos espaços do Campus Porto (Anglo) e a intenção de desenvolver revistas eletrônicas para todos os programas de pós-graduação. “Quero desejar que tenham bastante êxito no trabalho em conjunto na qualificação da graduação e da pós-graduação”, disse.

Conheça a diretora e a vice
Silvana Orlandi é adjunta da Faculdade de Nutrição. É mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas (2008) e doutora em Epidemiologia pela UFPel (2014). Atua na área de nutrição clínica com ênfase em avaliação nutricional, dietoterapia e composição corporal.

Letícia Barbosa possui graduações em Ciências Biológicas (2002) e em Nutrição pela UFPel (2004), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFPel (2009). Atualmente, é professora adjunta da UFPel. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita.

Publicado em 29/05/2015, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Nutrição.