Pesquisa sobre sono infantil é tema de reportagem na Band

Um estudo desenvolvido na Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas foi tema de reportagem da edição do Jornal da Band na última quinta-feira (2). De autoria da neuropediatra Camila dos Santos El Halal, o estudo mostra que crianças de um a quatro anos de idade que dormem menos de dez horas por noite têm 32 % de chances a mais de desenvolver sobrepeso ou obesidade. Segundo a autora, a explicação para o efeito do aumento de peso está ligada ao papel do sono sobre liberação de hormônios reguladores do apetite.

A pesquisa foi realizada com base em questionários dirigidos às mães de mais de 4,2 mil crianças participantes do estudo de Coorte de Nascimentos de 2004 em Pelotas, conduzido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas.

O estudo originou a dissertação de mestrado “Associação entre restrição de sono e sobrepeso/Obesidade entre crianças do Sul do Brasil: estudo de uma coorte de nascimentos” do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). No início do ano, o trabalho ganhou destaque ao receber o prêmio Jovem Pesquisador da International Pediatric Sleep Association (IPSA).

A reportagem está disponível em http://noticias.band.uol.com.br/jornaldaband/videos/2015/04/02/15428629-crianca-que-dorme-pouco-tem-tendencia-a-obesidade.html.

Publicado em 06/04/2015, na categoria Notícias.