Destaques na área de Geografia são premiados

O Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPel realizou na noite de sexta-feira (22), no Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório, a cerimônia de entrega do Prêmio Professor Mário Rosa de Mérito Acadêmico em Geografia.

A premiação foi instituída em 2012 pelo LeurEnGeo e aprovada pelo Conselho Departamental do ICH. É oferecido anualmente, homenageando uma personalidade de destaque no âmbito dos estudos geográficos e outros profissionais em função de sua produção acadêmica. Na sua primeira edição, o prêmio foi conferido apenas na categoria Homenagem Especial e agraciou o professor Mário Rosa, que dá o nome à láurea. Nas edições seguintes, além da Homenagem Especial, foram concedidas premiações aos autores dos trabalhos mais bem avaliados entre os inscritos de cada categoria: Destaque Editorial, Pós-Graduação e Graduação.

O Prêmio Professor Mário Rosa tem por objetivos reconhecer a atuação profissional e acadêmica destacada na área da Geografia e da produção do conhecimento geográfico, estimular o debate e a produção acadêmica sobre temas de interesse geográfico na Geografia e em áreas afins, identificar e dar visibilidade aos profissionais que possuam produção e atuação profissional destacada e identificar e dar visibilidade a produções científicas de reconhecido mérito acadêmico.

DSC_0332Homenagem Especial

Em 2014, a Homenagem Especial em 2014 foi concedida ao professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues, do Departamento de Geografia da UFPEL. O professor Paulo leciona nos cursos de Geografia desde 1991 e sempre participou ativamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente ligadas ao ensino de geografia e ao estudo da organização do espaço mundial. Publicou pela Editora da UFPel o livro “Aprendendo e ensinando a geografia com professores em serviço”, que relata parte de sua trajetória na formação de professores em serviço, resultado de projeto que ajudou a implementar na universidade. Também foi organizador de outros livros juntamente com os colegas de laboratório, sempre incentivando a divulgação de trabalhos acadêmicos de destaque.

Ao receber a homenagem, das mãos do professor Mário Rosa e do professor Alcir Nei Bach, o professor Paulo destacou a importância dos alunos na sua atuação profissional. Em seu discurso, agradeceu aos colegas e à família por todas as conquistas e pela homenagem recebida. O professor Alcir, ao apresentar o homenageado, destacou o caráter humano que sempre caracterizou o professor Paulo dizendo ser esta uma marca insubstituível, motivo pelo qual sua trajetória deve ser tomada como um exemplo pessoal e profissional. Também os professores Sidney Gonçalves Vieira, Giovana Mendes de Oliveira e José Álvaro Quincozes Martins destacaram aspectos relevantes do colega de profissão e do amigo com quem trabalharam.

DSC_0310Pós-Graduação

Na Categoria Pós-Graduação, o primeiro lugar foi entregue para Lucimar de Fátima dos Santos Vieira, com o trabalho “A Valoração da Beleza Cênica da Paisagem do Bioma Pampa do Rio Grande do Sul: Proposição Conceitual e Metodológica”, resultado da tese de doutoramento defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do professor Roberto Verdum. O prêmio foi recebido pela homenageada das mãos do professor Sidney Gonçalves Vieira.

Em segundo lugar na Categoria Pós-Graduação ficou Danielle do Carmo que concorreu com o trabalho “Avenida Goiás: A Memória e o Patrimônio no espaço Urbano”, defendido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. O prêmio foi entregue pela professora Giovana Mendes de Oliveira e recebido pelo coordenador do programa, professor Lúcio Menezes Ferreira e pelo orientador do trabalho, professor Sidney Gonçalves Vieira.

DSC_0304Graduação

O prêmio, na Categoria Graduação foi concedido em Primeiro Lugar para Maiara Tavares Sodré, que foi acadêmica do Curso de Licenciatura em Geografia da UFPel, com o trabalho “Análise-Diagnóstico dos Sistemas Agrários no Município de Pelotas, RS” orientado pela professora Giancarla Salamoni. Na solenidade o prêmio foi recebido das mãos do professor Paulo Roberto Quintana Rodrigues pela premiada e pela professora Maria Regina Caetano Costa em representação à orientadora.

Em segundo lugar na Categoria Graduação ficou Elvis Albert Robe Wandscheer, que foi aluno do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria, com o trabalho titulado “Do Campo à Cidade: O Espaço e as Atividades Econômicas da população Rural no Município de Horizontina, RS”. A orientação foi da professora Rita Inês Paetzhold Pauli.

Patrono

Em sua fala, o professor Mário Rosa voltou a enfatizar a honra que sente com a homenagem de ter um prêmio com o seu nome e que graças a isso sente-se “um verdadeiro imortal”, pois seu nome sempre será lembrado. Destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos professores de Geografia junto ao Instituto de Ciências Humanas e lançou um desafio para que atualizem uma publicação com os estudos sobre o município de Pelotas, haja vista que a única publicação de Geografia, abrangendo os aspectos físicos, humanos e econômicos foi publicada por ele já há 29 anos. De acordo com o professor Mário Rosa, “as mudanças que ocorreram no espaço e na sociedade justificam a atualização do trabalho”.

A premiação foi encerrada com um coquetel oferecido aos participantes que compareceram ao Casarão 8 para homenagear aos premiados.

Publicado em 24/11/2014, na categoria Notícias.