Abre nesta quinta (20) a 4ª Mostra de Desenho de Humor
Abre às 19h desta quinta-feira (20), e vai até 28 de novembro, a 4ª Mostra de Desenho de Humor da UFPel, no prédio da antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias 114. São sete categorias de Desenho de Humor. Cartum: temática universal e atemporal; Charge: atualidade; Caricatura: sátira de traços físicos ou de personalidade; Tira: sequência em poucos quadros; História em Quadrinhos: sequência em uma, duas ou três páginas; e Desenho de Personagem.
O início das Mostras de Desenho de Humor foi em janeiro de 2010, no prédio ainda abandonado da antiga Cotada, defronte ao Porto de Pelotas. O espaço e a própria definição da mostra foram pioneiros naquele ano.
A segunda versão ocorreu em outubro de 2011 na Laneira, iniciando o esquema de destacar nomes especiais de artistas do humor. O quadrinista André Macedo foi o convidado especial; Renato Canini, então residindo em Pelotas, foi o homenageado.
Em 2013, o evento retornou, com um bom número de participantes. As inscrições foram estendidas para além do universo acadêmico, com cinco modalidades. Quanto ao “humor” do título, o professor Pellegrin disse que todos os trabalhos foram aceitos, sem qualificar a comicidade dos conteúdos.
O convidado foi o quadrinista e artista gráfico pelotense Odyr Bernardi, autor do painel de entrada, no qual revelava parte de seu processo criativo, com auxílio de desenhos e quadros. Como homenageado, foi escolhido o ilustrador e cartunista Edgar Vasques .
A quarta mostra
Uma das novidades de 2014 são sete desenhos em grande tamanho, a serem reproduzidos nas paredes da antiga Laneira, prédio agora em reformas. A intenção é provocar o distanciamento do público – para conferir esses trabalhos maiores – e a aproximação – para perceber os detalhes dos menores. Um dos trabalhos gigantes é uma pintura em grafitagem, em homenagem póstuma ao gaúcho Renato Canini, que morreu recentemente em Pelotas.
O artista convidado deste ano é o desenhista pelotense Rafael Sica, 35 anos, que em agosto passado teve a primeira exposição na cidade. Ele desenha desde os 15 anos, já publicou em jornais e livros, e atualmente publica seus trabalhos na internet. O homenageado da 4ª Mostra é o cartunista gaúcho Santiago, apelidado por sua cidade natal, famoso por suas charges desde a década de 1970 e cujo nome de batismo ficou praticamente desconhecido: Neltair Rebés Abreu.