IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória tem início na quarta(19)
O Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: mulheres artistas e mulheres pensadoras do Centro de Artes da UFPel promove, entre os dias 19 e 21 de novembro, o IV SIGAM – Simpósio Internacional sobre Gênero, Arte e Memória. O evento propõe a compreensão dos discursos e das políticas em torno da igualdade de gênero através do intercâmbio de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas. Considerando os propósitos e os resultados alcançados nas edições anteriores, o simpósio confirma seu potencial para a promoção de uma discussão crítica e aprofundada, assim como o alargamento dos horizontes de pensamento que não seja restrito às disciplinas, como normalmente acontece.
A atividade se insere no Projeto Arte na Escola, do Programa de Extensão Gênero, Educação e Arte: Artesania, Arte popular e formação em oficinas de criação coletiva(PROEXT 2014). O público-alvo são pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior. A programação compreende conferências, mesas redondas, sessões de comunicações e relatos de experiências, oficinas, mostras e atividades culturais. A carga horária é de 40 horas. Estão sendo disponibilizadas 200 vagas. Inscrições de trabalhos podem ser feitas até o dia 10 de outubro.
“A continuidade do evento se justifica pelo saldo positivo alcançado, a qualificação e ampliação de pesquisas nesse campo de conhecimento; e pela necessidade de ultrapassar as desiguldades significativas que persistem e se expandem através de outros dispositivos técnicos e simbólicos, apesar do protagonismo feminino e da ‘arte insubordinada’ que o ativismo cultural forja e incentiva nas mais diversas formas de expressão”, observa a diretora do Centro de Artes, professora Úrsula Silva.
O evento chega à sua quarta edição, ampliando parcerias e o diálogo com áreas afins, com o intuito de amenizar as lacunas existentes na região sul do Rio Grande do Sul quanto aos estudos feministas e de gênero em sua articulação com a arte e a cultura.
O IV SIGAM apresenta como tema “desvelando Pandora: imagens, identidades e discursos” para instaurar o debate interdisciplinar em torno das subjetividades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero conforme comparecem nas diferentes manifestações culturais e artísticas. “Nossa intenção é promover o intercâmbio de saberes e práticas, difundir as investigações e ampliar o espaço para expressões em prol da igualdade, que incorporam a diferença e desconstroem normas e convenções culturais impostas pela tradição”, concluem os organizadores. Outras informações no site: http://www.sigamufpel.com.br
Desvelando Pandora
No dia 19 de novembro, às 19h, no hall do Bloco 2 do Centro de Artes, acontecerá a abertura da Mostra de Arte “Desvelando Pandora”. A exposição, que tem entrada franca, contará com a participação de artistas contemporâneos que, em suas obras, fazem uma reflexão em torno de subjetividades, iconologias, discursos de gênero, igualdade e também incorporam as diferenças e ultrapassam as abordagens convencionais da Arte. Participam da mostra: Adriani Araujo, Alexandra Kern, Ana Terra, Bruna Brito, Carla Rosane, Diego dos Santos Soares, Helena Badia e Mario Shuster. O evento ocorre junto com o IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória, promovido pelo Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas e a exposição permanece aberta ao público até o dia 26 de novembro de 2014.